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Vendas na era digital: 5 estratégias que utilizam a tecnologia

como vender mais com tecnologia

Quando falamos em vendas na era digital, diversas empresas têm adotado ferramentas que auxiliam suas equipes de vendas, seja na gestão ou no relacionamento com o cliente e a tecnologia pode transformar as vendas em diversos âmbitos. Afinal, ela simplifica e otimiza todos os processos de uma companhia.

Seja para facilitar a vida do consumidor com compras on-line, organizar a estratégia de uma equipe de vendas ou para divulgar produtos e serviços na rede, as ferramentas digitais utilizadas no ambiente de vendas na era digital têm tornado as empresas mais presentes na vida das pessoas. Ela permite que os times de venda gastem menos tempo com questões internas e consigam agir de forma mais eficiente no que mais importa: o cliente.

Quais as estratégias mais comuns de vendas na era digital que utilizam a tecnologia? Confira 5 abaixo!

Vendas na era digital

1- Gestão de Leads

Existem muitos dados sobre os clientes que estão disponíveis para um profissional de vendas, mas poucos são os que conseguem organizar esses dados e decidir quais os que podem ser melhor aproveitados. Plataformas de Gestão de Leads são uma ótima solução para esse tipo de problema. Assim, a empresa consegue gerenciar dados, selecionar os mais importantes e preparar o vendedor para uma abordagem mais inteligente, que entenda melhor o consumidor.

2- Automação de Marketing

Automatizar o Marketing da empresa por meio de estratégias de e-mail marketing, páginas da web e automação de réguas de contato é crucial para o crescimento das vendas de uma companhia, principalmente quando há limitação no tamanho da equipe de marketing. A automação destes processos evita o retrabalho de várias etapas de marketing e vendas. Assim, ela ajuda a gerenciar melhor o tempo, permitindo que a instituição alcance os clientes sem parar o fluxo de trabalho de seus profissionais.

3- Plataformas de CRM

A grande ferramentas para vendas na era digital, seu uso é indispensável para gerar resultados qualificados. Acessíveis e fáceis de usar, as ferramentas de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) permitem a automação de processos até então manuais, como agendamento de entregas e registro de vendas. Além disso, ela facilita o relacionamento que as equipes de vendas e de atendimento terão com os seus clientes.

4- Retenção de Leads

Campanhas promocionais, anúncios e promoções podem ser ótimos para atrair pessoas, mas transformá-las em clientes é outra história. Por sorte, o Marketing de Conteúdo existe justamente para preencher essa lacuna, entre atrair pessoas interessadas pelos seus negócios e convertê-las em consumidores.

O Marketing de conteúdo guia o cliente por meio do processo de compra, desde o momento em que ele é apenas um curioso até o ponto em que ele fecha negócio. Esse tipo de estratégia pode ser aplicada com:

  • Postagem em blogs: artigos feitos para tirar dúvidas específicas e ajudar o possível cliente a entender o problema que tem, educando-o e criando autoridade para a empresa no assunto;
  • E-books: materiais didáticos ricos em informação, que podem ser baixados pelos usuários gratuitamente, em troca de informações para que você possa entrar em contato com eles. Assim, você ajuda o cliente e aumenta a sua base de contatos ao mesmo tempo;
  • Search Engine Optimization (SEO): técnicas que permitem que as suas páginas da web apareçam entre os principais resultados. Aplicando-as corretamente, seu conteúdo ganha relevância e suas páginas serão as mais visitadas pelos internautas;
  • Redes Sociais: utilize todo o potencial das redes! Com elas, você pode gerar leads, acompanhar as interações dos usuários nas suas páginas e construir o relacionamento com os clientes. Assim, os usuários gostarão mais ainda da sua empresa e a probabilidade de pensarem em você na hora de fechar negócio será bem maior;
  • Vídeos e imagens: na era digital, trabalhar com conteúdo multimídia, como vídeos e infográficos, é uma ótima opção para atrair e reter leads. Utilize-os para educar os seus futuros clientes, com informações similares às dos blogs, sua empresa também será compartilhada por eles.

5- Vendas pela internet

Aliando comodidade com segurança e informação, a internet se tornou a forma mais atrativa de se fazer compras. Investir nessa modalidade de vendas é crucial, por aumentar seu lucro, reduzir os custos e gerar produtividade para a equipe comercial.

Mesmo em tempos de crise, o e-commerce brasileiro faturou quase 45 bilhões de reais em 2016, cerca de 7,4% a mais que no ano anterior. Isso demonstra o crescimento da confiança do consumidor tem nas ferramentas digitais.

Portanto, usar a tecnologia como aliada é a grande sacada para vender mais na era digital. Com uma presença cada vez maior dos clientes na internet e com o mercado mais dinâmico, ignorar isso é virar as costas para novas oportunidades.

Restou alguma dúvida sobre o uso da tecnologia nos processos de venda? Conte para a gente nos comentários!

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