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Tudo que você precisa saber sobre gamificação em vendas

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Restringir a atuação da gamificação em vendas pode ajudar a entender os benefícios da sua escolha no processo de gestão. Isso porque a gamificação é um termo amplo, com efeitos especiais quando aplicado a vendas. Com o objetivo de criar maior engajamento e motivação na equipe para gerar mais vendas e retorno para a empresa, envolver os “jogos sérios” no modelo de gestão e treinamento tem mostrado muito resultado.


Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Gamificação de vendas
  • Jogos sérios no processo de gestão de vendas
  • Com desenvolver competitividade na equipe de vendas

Os vendedores são competitivos e são mais produtivos quando recebem reconhecimento pelo seu bom trabalho, por isso a gamificação tem um papel importante neste ambiente. Relacionando o desempenho da equipe com seu comportamento, esta técnica permite manter registrado sua performance em tabelas de classificação e analisar o quanto a dinâmica interfere na eficiência do trabalho.

Assim, para ajudar no entendimento deste artigo, quando escutar “gamificação em vendas“, entenda que nos referimos ao uso de competição e ranqueamento dos vendedores por produtividade, com o objetivo de motivar e engajar a equipe no ambiente de vendas.

Dentre tudo que já falamos sobre gamificação em vendas, como os benefícios dos “jogos sérios” no ambiente de vendas e como a gamificação pode aumentar a produtividade do time de vendas, existem alguns pontos chaves para a boa performance desta técnica.

Para ajudar o gestor de vendas a entender todo este processo, reunimos tudo que você precisa saber sobre gamificação em vendas neste breve artigo. Confira abaixo:

O que você precisa saber sobre gamificação em vendas

Como garantir que o processo funcione efetivamente

Dependendo do indicador de desempenho escolhido para medir a eficiência do vendedor em relação ao objetivo final, é possível que a equipe encontra formas de burlar o sistema. O grande desejo para provar sua produtividade e garantir o prêmio de incentivo pode causar falhas na estratégia.

Assim, é essencial que a empresa mantenha toda a campanha de vendas transparente para o resto da equipe. Com os rankings, alcances e resultados do time de vendas exposto em público para o resto da equipe, além de aumentar a motivação pelos resultados, os vendedores conseguem manter controle dos seus resultados. Acrescentando este fator de engajamento no processo, a possibilidade de resultados aumenta bastante.

Métricas numéricas são necessárias para garantir a contabilidade dos resultados, mas pensar em outros indicadores “qualitativos”, como satisfação do cliente final com o contato ou venda, tempo de comunicação com um cliente potencial ou o prazer do resto da equipe em trabalhar com um vendedor.

Não é apenas em números que sua empresa deve focar, mesmo em campanhas de vendas. A qualidade do processo garante a satisfação do público, tanto o interno (os próprios funcionários) como o externo. E isso é importante na gamificação em vendas.

Qual a melhor duração de campanhas de gamificação em vendas

Para aproveitar a urgência e necessidade que os vendedores têm em bater suas metas e mostrar bons resultados, campanhas de vendas que exploram a gamificação não devem ter longas durações.

Colocar um tempo razoável entre elas também é importante para aumentar o interesse por uma recompensa, sem esquecer na mudança de indicadores para exigir da equipe novos conhecimentos e uso de outras técnicas de vendas.

A escolha de Incentivos para campanhas de vendas

Os principais motivadores não-financeiros para os representantes de vendas são a competição e o reconhecimento dos gestores. Isso significa que você não precisa necessariamente oferecer benefícios econômicos ou prêmios materiais. Para entender qual o melhor incentivo para cada campanha, conversar com sua equipe é a chave para o sucesso.

Independente da escolha que seu time faça pelo incentivo na campanha, garantir os resultados esperados consiste em estimular a participação ativa e motivação para fazer parte do processo. As classificações de vendas exibidas pelo ambiente de vendas e o reconhecimento público dos colegas podem, sozinhos, oferecer o estímulo necessário para determinados vendedores.

Relação da gamificação em vendas com seu ciclo de vendas

Mesmo em longos ciclos de vendas, a competição e gamificação do processo ainda pode trazer benefícios para a empresa. Se seu processo demora um pouco mais de tempo para ser finalizado, se certificar de que os vendedores estão atentos durante todo o processo pode garantir algumas vendas e clientes satisfeitos.

No geral, não é apenas a gamificação de vendas que trará toda a motivação para a vendas. A chave é encontrar os indicadores de performance chaves para o seu negócio e ajudar o processo motivando os vendedores no caminho do atingimento dessas metas. Assim, motivar os comportamentos que levam à venda ajudará a garantir que o engajamento da sua equipe com as perspectivas das campanhas gerem resultados de alta qualidade.

Focando nesses principais pontos, temos certeza de que sua empresa conseguirá implementar ações de gamificação no seu processo de vendas e aumentar a performance de vendas da equipe. Já aplicou a técnica para um time de vendas? Compartilhe seus resultados conosco nos comentários!

Para mais dicas de vendas, acesso nosso blog.salesim.com.br e descubra como a plataforma de aceleração de vendas SaleSIM pode ajudar o seu negócio a vender mais.

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