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Treinamento de Vendas com Simuladores Virtuais

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As grandes empresas sempre se destacaram pelos seus investimentos em treinamento de vendas  das redes de lojas como forma  manterem a força de vendas preparadas com as atualizações de produto, concorrência e técnicas de vendas e atendimento, como forma de aumento de market share e satisfação de clientes. Confira como usar os simuladores virtuais para aumentar a produtividade de vendas.

Treinamento de vendas com simuladores virtuais

1. Perfil de aprendizagem dos profissionais de vendas

Nestes últimos 30 anos, constata-se as mudanças sofridas nas estratégias de treinamento de vendas como forma de aumento da efetividade da retenção dos participantes,  dos resultados e de satisfação dos clientes. Percebe-se que há uma mudança profunda na forma como os novos vendedores da geração Y e geração Z  se relacionam com a interatividade e consumo de tecnologias. Eles são filhos dos video games.

2. Migração do modelo presencial de treinamento de vendas

A conseqüência imediata desta evolução passou pela mudança do modelo presencial de expositivo para experencial, onde o instrutor, com base na experiência do grupo, busca atrelar um significado individual para aquele conteúdo desenvolvido entre os 80´s e 90´s, explorando fortemente técnicas de vendas através de simulações práticas ou mesmo dentro do próprio ambiente de trabalho.

3. Domínio do treinamento de vendas a distância (e-learning)

Já na década de 2000, verifica-se a entrada de ferramentas de e-learning se tornaram a base da plataforma de grandes empresas, estabelecendo a tecnologia como padrão na maiorias das ações de treinamento de vendas, possibilitando mais escala e redução de custos por treinando.

4. Simuladores virtuais para explorar vantagens de modelos distintos

No entanto, percebe-se que o uso desta estratégia em massa, apesar do ganho de escala e custo, representa no ponto de vista da educação de adultos (andragogia) um retrocesso aos anos 80 acrescido do uso da tecnologia.

Diante deste desafio, verifica-se que os simuladores virtuais e “serious games” (“jogos sérios“) representam uma tendência que reúne os benefícios do e-learning – escala e baixo custo – com um desenho instrucional mais interativo, participativo, contextualizado e atrativo, principalmente, para técnicas de vendas sabendo que o local de trabalho representa o maior espaço de tempo de aprendizagem de um vendedor em toda sua vida.

Estes simuladores virtuais podem e devem interagir com a realidade do participante, estimulando a tomada de decisão e validação de aplicação de conhecimento em ambientes parametrizados para se assemelhar com o contexto real do mesmo.

5. Medição da efetividade do treinamento de vendas

A maximização da efetividade ainda se dará se no desenho dos treinamentos de vendas forem definidas ações pós-aprendizagem com o apoio de ferramentas de gestão de business intelligence que reforcem a real aplicação do conteúdo aprendido na prática do dia-a-dia do participantes e o uso de redes sociais que possam fazer com que as boas implementações sejam compartilhadas.

Lembre que sua equipe de vendas vale o quanto ela SABE e APLICA as suas habilidades e o treinamento de vendas com simuladores virtuais devem ser sua realidade em breve.

Texto produzido por Macário Moraes, mestre em aprendizagem organizacional, especialistas em treinamento de vendas e sócios das empresas Moros Consulting e SaleSIM

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