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E-learning para vendas: vale a pena?

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Desde que a internet se tornou realmente um meio de comunicação de massa, as modalidades de ensino e treinamento a distância cresceram muito. No entanto, ainda há uma grande desconfiança em relação a essas modalidades, como o e-learning.

Estamos acostumados com um treinamento presencial, no qual os gerentes e o RH estão envolvidos, podendo, portanto, avaliar com seus próprios olhos as habilidades e competência dos novos funcionários. De certa forma, então, a desconfiança com e-learning para vendas é justificável. Mas será que é somente excesso de medo ou realmente ele não funciona? Este post ajudará você a chegar a essa resposta por conta própria:

Vale a pena utilizar o e-learning para vendas?

A escolha depende de suas necessidades

Sim, as primeiras perguntas que um gestor de vendas deve se fazer são “Qual a minha necessidade neste momento? Quero resultados agora ou posso esperar? Quero que eles dominem melhor a prática ou a teoria das minhas vendas?”

Essas perguntas são importantíssimas. Se, por exemplo, você trabalha com vendas de equipamentos médicos e precisa que seus funcionários entendam melhor os produtos, talvez seja melhor investir em e-learning para vendas.

Se, ao contrário, você está tendo dificuldades com as habilidades comunicativas e persuasivas deles, é melhor buscar um treinamento presencial com uma ênfase prática, no qual eles enfrentem as situações estressantes do dia dia, com as quais eles não estão conseguindo lidar ainda.

Além disso, você deverá pensar no prazo para o qual você deseja resultados. Caso precise de resultados rápidos, o melhor é um treinamento presencial intensivo. Se você puder esperar mais, certamente deve pensar em um e-learning para vendas.

Simulações virtuais: o caminho do meio

Conforme dissemos, um curso presencial prepara mais rapidamente para problemas práticos. Todavia, a tecnologia tem permitido as simulação em realidade virtual, nas quais se pode reproduzir as tensões e decisões que ocorrem na rotina de um vendedor.

Elas representam uma economia razoável tanto de tempo quanto de dinheiro, pois o funcionário poderá fazer a simulação em casa e uma infraestrutura maior não precisará ser montada.

Se você leu nosso artigo Treinamento de vendas: por que os vendedores não aplicam o que aprendem?, você percebeu que um treinamento presencial não é garantia de que seus vendedores conseguirão aplicar o que aprenderam.

Saber qual é o seu orçamento é fundamental

Pense em como oferecer um treinamento presencial irá impactar o seu orçamento. Ele, além de mais caro por demandar mais infraestrutura, também é mais dispendioso em relação à contratação de profissionais, que precisarão ser chamados a cada novo treinamento que fizer em sua firma.

O e-learning para vendas, pelo contrário, oferece a vantagem de  maior escala e penetração. Você só deverá contratar o produto uma única vez na maioria dos casos. Além disso, há diversas empresas que oferecem o serviço de criação de vídeos institucionais.

É preciso saber se você confia no e-learning para vendas

Essa é a pergunta mais importante. Se você realmente não acreditar, é melhor não contratar esse serviço, uma vez que você estará psicologicamente sugestionado a achar que os erros dos funcionários se devem ao péssimo treinamento.

Você precisa confiar que o ambiente digital deixou os processos de trabalho mais simples e que seus funcionários estão realmente treinados. Caso contrário, você estará somente buscando e-learning para vendas um bode expiatório.

Portanto, não se esqueça de que a educação digital evoluiu muitos nos últimos anos, sendo capaz de substituir os treinamentos presenciais em seus mais diversos aspectos.

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