VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

O poder da tecnologia no desenvolvimento de equipes de vendas

desenvolvimento de equipes por meio de plataformas tecnologia relacionamento

Muitos gestores de vendas gastam boa parte do seu tempo se preocupando com seus vendedores e se a sua equipe está realizando as tarefas da melhor maneira. É aí que a tecnologia pode se apresentar como uma grande aliada na gestão e desenvolvimento de equipes.

Com o poder de unificar várias atividades em uma só plataforma, que pode ser carregada e acessada de qualquer lugar, as novas ferramentas de gestão oferecidas pela tecnologia podem auxiliar os gestores a manter controle das ações da sua equipe de vendas sem ter que comprometer todo o seu tempo de gestão com essas atividades cotidianas.

Ainda não descobriu o poder que as soluções tecnológicas tem no seu ambiente de trabalho? Confira os principais benefícios e atrativos de incluir essas plataformas no seu processo de gestão!

Benefícios da tecnologia atrelada a gestão e desenvolvimento de equipes de vendas

Canal unificado de feedback

Como já falamos em outro artigo do blog, o feedback no processo de gestão de equipes tem o grande poder de motivar e engajar o time de vendas com os objetivos lançados pelos gestores. Segundo estudo da Gallup Poll de 2014, feedbacks regulares tem o poder de aumentar a produtividade da equipe em mais de 20%.

Vendo que 85% dos funcionários se sentem mais confiantes quando recebem feedbacks dos gestores, a tecnologia se lança como uma aceleradora deste processo, fornecendo um meio digital completo para agilizar o relacionamento do gestor com cada membro da sua equipe. Somando o benefício do feedback com a praticidade das plataformas digitais, que não devem substituir completamente a comunicação pessoal, o gestor não precisa marcar encontros constantes para garantir o bom relacionamento com a equipe.

Identificar áreas de problemas

Enquanto o gestor tenta se comunicar com toda a equipe para garantir que as tarefas estão sendo realizadas de acordo com o padrão estabelecido, é possível que deixe passar algumas situações problemáticas do processo, já que cada vendedor tem um jeito único de realizar as suas atividades, oferecendo pontos fortes únicos e fraquezas individuais.

A tecnologia permite que o gestor monte tratamentos personalizados para que consiga desenvolver cada membro da equipe de acordo com suas áreas de maior aptidão, além de usar exemplos de sucesso de grandes vendedores para motivar outros a buscar uma performance melhor.

Simular situações cotidianas para vendas

Se você já acompanhou em nosso blog como o simulador de vendas pode acelerar a sua equipe de vendas, já deve saber os ganhos em economia de tempo gerencial, melhorias no processo de vendas, os benefícios para planejamento de vendas e a possibilidade de previsibilidade de situações e técnicas de vendas.

O uso de simuladores virtuais permitem a interação com a realidade do vendedor, estimulando a tomada de decisão e aplicação de conhecimentos que foram adquiridos em treinamentos teóricos na prática de ambientes parametrizados, semelhantes ao contexto real da venda. Apenas plataformas digitais, que usam dos benefícios da tecnologia para processos de gestão, oferecem o uso de simuladores completamente adaptados às suas necessidades.

Acompanhamento virtual de vendedores

Além de relatórios de resultados por cada campanha ou período de vendas, como já é realizado em ambientes de vendas, a tecnologia permite ao gestor um canal dinâmico e interativo para o desenvolvimento de equipes de acordo com plataformas de gestão de vendas.

Empresas de software, como a SaleSIM, permitem a construção de perfis de trabalho de seus funcionários e criação de seus “workflow”, baseado em interações com aplicativos de gerenciamento de tarefas, emails e CRMs, e a elaboração de um algoritmo que calcula automaticamente o processo de atingimento de metas, tarefas a serem realizadas e comentários em tempo real entre membros da equipe.

Adaptar metas de acordo com sucesso de vendas

A definição de metas de vendas, feita pelo gestor de vendas juntamente com sua equipe, é realizada periodicamente, de acordo com objetivos organizacionais e potencial da equipe de vendas. Adaptar metas com mudanças de desempenho pode se tornar uma tarefa que acaba tomando um tempo desnecessário de gestão.

Algumas plataformas virtuais de gestão usam da tecnologia para acompanhar o atingimento de metas por determinados funcionários e usá-los como exemplo para outros membros da equipe ou até mesmo recalcular metas que não estejam alinhadas com a performance de vendas.

A tecnologia oferece soluções que já estão revolucionando a forma de fazer gestão, oferecendo um ganho de tempo gerencial e autonomia das equipes de vendas, que tem o poder de aumentar a produtividade dos times de vendas e auxiliar no desenvolvimento de equipes. Por meio de plataformas digitais, gestores podem manter um relacionamento saudável com seus vendedores e ainda realizar treinamentos práticos para acelerar a equipe de vendas.

Descubra as soluções da SaleSIM para o seu negócio e continue acompanhando nosso blog para receber dicas de vendas e aumentar sua performance de vendas.

Comments