VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Como ter sucesso em sua gestão de vendas nesta era digital?

gestao-de-vendas-digital

Ao contrário do que podemos observar no mercado tradicional, o segmento digital está aquecido e cada vez mais dinâmico, proporcionando lucros satisfatórios para inúmeros empreendedores. No entanto, infelizmente alguns negócios não dão certo, principalmente pela falta de treinamento e qualificação dos seus gestores, que insistem em erros comuns, tais como:

  • Não entender basicamente o funcionamento de um e-commerce;
  • Apresentar um site desorganizado e problemático;
  • Não investir em SEO e em publicidade digital;
  • Falta de investimento no gestor e no processo de gestão de vendas;

Gestão de vendas na era da tecnologia

Entendendo o básico do e-commerce

De fato, não é possível entrar de maneira segura neste tipo de atividade sem antes estar minimamente qualificado para tal, buscando informações, adquirindo cursos, estudando, etc. A falta de qualificação do gestor é hoje um dos principais fatores para o fracasso de um e-commerce.

É necessário saber, por exemplo, quais são os investimentos necessários, compreender em detalhes o mercado que esta prestes a entrar e concorrer, reunir as melhores informações possíveis sobre fornecedores (se for o caso), etc.

A gestão de vendas efetiva depende, em grande parte, da habilidade da pessoa que está no comando da equipe. Em resumo, a qualificação do gestor é essencial para que um negócio digital comece com o pé direito!

Organização e eficiência dos sites

Outro ponto que tem chamado atenção nos negócios mal sucedidos pela internet são os próprios espaços de venda, ou seja, os sites. Espaços confusos, não otimizados, incompatíveis com as tecnologias dos aparelhos móveis e que ao invés de proporcionar o prazer da compra no usuário, só causa frustração.

Ao fazer o planejamento do negócio, o bom gestor deve ter uma farta preocupação com este item, de forma a tornar seu espaço de vendas um local atrativo, rápido de carregar, compatível com qualquer plataforma e, principalmente seguro.

Com a evolução da experiência dos usuários, é comum que desistam da venda quando o site não oferece nenhum dos indicadores de segurança.

Um site eficiente é fundamental para que o usuário tenha todo o conforto necessário para efetuar suas compras, retornar e ainda indicar o serviço para amigos, colegas e familiares.

Falta de investimento em SEO e publicidade

Para vender qualquer tipo de produto ele precisa estar visível para o público em potencial. Essa é uma noção básica, não somente no meio digital, mas também nas próprias lojas físicas.

Por isso, o bom gestor não deve ter medo de investir na publicidade do seu e-commerce, explorando as redes sociais, criando blogs, montando banners, links patrocinados, entre outras ações de marketing digital.

Parece algo simples, mas muitos gestores têm problemas sérios porque não tiveram o devido cuidado com essa área tão importante e viram seu projeto literalmente naufragar por falta de visibilidade. As pessoas simplesmente não sabiam da existência do empreendimento e isso jamais pode acontecer.

Por isso, é muito importante “aparecer”, tornar-se conhecido perante o potencial mercado consumidor e estar bem colocado nas pesquisas dos motores de busca como o Google e o Yahoo. Dessa forma, é necessário conhecer e aplicar as técnicas de SEO, tão negligenciadas por muitos que estão começando no meio digital.

Falta de investimento no gestor e na gestão

Como já falamos anteriormente, torna-se evidente a necessidade de qualificação do gestor antes que este inicie suas atividades comerciais na internet e efetive a gestão de vendas. Tal aprendizado fará com que este esteja devidamente preparado para não cometer os erros mais comuns e identificar com cautela as armadilhas que se apresentarem pelo caminho.

Mas o investimento não deve ficar restrito apenas ao gestor, mas também e de forma contundente na gestão, ou seja, como instrumentalizar o espaço virtual de forma que após o cliente efetuar uma compra, por exemplo, o estoque faça a sua atualização de forma automática, o sistema gere estatísticas importantes, faça os tramites do frete, etc.

Esse texto foi escrito em parceria com Daniel Martins, consultor de marketing digital, do blog Vende Fácil.

Comments