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Por que gameficar a gestão de indicadores e campanhas de vendas?

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Os games fazem sucesso entre quem é apaixonado por tecnologia, mas, atualmente, também podem utilizados na gestão de indicadores e campanhas de vendas. Isso acontece graças à gamificação, que é o processo de utilizar os elementos desses jogos em uma gestão mais eficiente.

Se você quer aprender como isso é possível, veja como e por que utilizar a gamificação como parte dessa estratégia de gestão!

1# A gamificação na gestão de indicadores e campanhas de vendas

A gamificação no meio empresarial se trata de uma técnica que usa recursos conhecidos, tal qual pontos, níveis, recompensas e regras, de uma forma que pode incentivar sua equipe de vendas de maneira lúdica, reduzindo o desgaste natural da cobrança de resultados e aumentando a produtividade das equipe comerciais, graças à incitação de posturas que fazem com que ganhem “pontos”, exatamente como num game. E existe equipe mais competitiva que uma equipe de vendas?

A técnica também pode ser ter influência direta na gestão de indicadores e de campanhas de vendas em geral. Utilizar a gamificação nesse processo de gestão, inclusive, ajuda a torná-la ainda mais intuitiva e simples. Para que isso seja possível, entretanto, é preciso saber como simplificar a estratégia em questão nesse processo. As possibilidades para a equipe de vendas incluem:

2# Atingimento de metas de vendas

As metas de vendas também podem passar por um processo de gamificação na gestão dos indicadores e das campanhas de vendas. A própria existência das metas já pode funcionar como espécie de gamificação, já que indica algo que precisa ser alcançado.

Para resultados melhores, é possível utilizar os níveis como uma forma de aprimorar os objetivos: quando uma campanha de vendas alcança certa meta, outra de nível superior seria colocada no lugar. Com isso, a gestão poderá saber qual é a capacidade da campanha de vendas de gerar resultados.

3# Acompanhamento de indicadores de esforço

A implementação adequada da gamificação fornece incentivos para que a equipe se mantenha focada nos principais indicadores de esforço que irão contribuir para os resultados da equipe. Nesse sentido, indicadores como: quantidade de ligações, agendamentos, atendimentos, propostas, indicações, conversão de leads e outras conversões, os quais normalmente ficam em segundo plano em comparação aos índices de vendas e faturamento, passam a ganhar foco e ajudar a equipe a entender como podem melhorar as vendas.

4# Reconhecimento sistemático dos melhores vendedores

Além disso, pode ser usada para inspirar a colaboração e imprimir um melhor trabalho em equipe, com a ideia de ganhar um prêmio pelos esforços e resultados obtidos.

Torna-se viável ainda, com um sistema de pontuação, destacar os colaboradores que atingem melhores atuações e resultados individuais. Tal feito pode mostrar ao gestor não apenas quais os talentos mais importantes da empresa, mas também quais as ações e atitudes operacionais que merecem ser incentivadas mais e mais nos outros colaboradores, de sorte que exista uma melhora mais abrangente no time.

5# Por que usar a gamificação?

A pergunta que fica para muitos gestores é por que utilizar a gamificação como uma estratégia para a gestão de indicadores e campanhas de vendas. A resposta para isso é que a gamificação ajuda a simplificar a gestão pelo uso de elementos conhecidos e já consagrados, assim como incentiva o sucesso das campanhas de vendas. Os gerentes de vendas podem, inclusive, empregar as técnicas de pontuação e níveis nos contextos reais de trabalho, produzindo uma competição motivacional de recompensas aos vendedores “vencedores”.

Utilizar essa estratégia também é positivo porque pode ajudar a ter uma visão mais completa sobre os resultados em geral, além de garantir uma análise mais relevante e segmentada de acordo com os resultados obtidos. Torna-se viável acostumar os colaboradores a melhorar seu desempenho, ao receber feedback on-line, além de reconhecer os melhores e acompanhar os indicadores de esforço de cada um e ainda pode ser complementado com a gamificação das tarefas.

A gamificação tem sido cada vez mais utilizada na gestão de indicadores e em campanhas de vendas em busca de mais resultados, gerando mais oportunidades de negócio. Como resultado, a gestão pode se tornar mais facilitada, e as campanhas ficam mais eficientes.

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