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A importância do acompanhamento da venda

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Por Isadora Lopes da Moskit, parceira em CRM da SaleSIM.

Na rotina de um vendedor, prospectar novos clientes e fechar vendas costuma ser prioridade.

Porém, existe um ponto que é fundamental para o sucesso comercial de uma empresa e de responsabilidade do próprio vendedor, mas que às vezes acaba ficando negligenciado. Estou falando do acompanhamento da venda, também conhecido por follow-up.

Para entender melhor, vou explicar o que é o acompanhamento e mostrar como ele pode ser feito na prática. Acompanhe!

Acompanhamento da venda: o que é?

Imagine que você está reformando sua casa, precisa comprar 4 latas de tinta, vai até uma loja que te indicaram. Lá, o vendedor te informa que a marca em questão está fora do estoque mas que vai chegar dentro de dois dias e que ele te liga para ir buscar.

Você sai da loja sabendo que daqui a dois dias voltará para buscar suas tintas e finalizar sua reforma.

Acontece que no prazo estipulado o vendedor não entra em contato, não te faz nenhum retorno e você vai até o concorrente buscar o que precisa. Quem saiu perdendo na história com certeza foi o vendedor e a loja para quem ele trabalha.

Esse exemplo é simples, mas é para ilustrar o que infelizmente acontece diariamente em muitas empresas.

O acompanhamento da venda é nada mais, nada menos, do que acompanhar de perto o seu cliente, garantir que ele tenha o que precisa e não dar oportunidade para sua concorrência ganhá-lo.

No entanto, muitos profissionais ainda não entendem essa importância e têm a visão de que o interessado é o cliente e que é ele quem deve fazer contato ou buscar informações. Alguns inclusive acham que podem estar incomodando caso “fiquem no pé”.

Vale lembrar que acompanhar o seu cliente não é perturbá-lo ou entrar em contato três vezes por dia. É criar um relacionamento e fazer os contatos certos, nos momentos certos.

Acompanhando seu cliente na prática

Agora você já entendeu o que é o acompanhamento da venda, é hora de entender como ele pode ser feito no dia a dia de vendas, principalmente porque sabemos que é uma rotina corrida e que muitas coisas podem passar despercebidas.

#1 Saiba quem é seu cliente

O primeiro passo para fazer um bom acompanhamento é saber quem é seu cliente. Para isso, você terá as principais informações sobre ele: nome, telefone, e-mail, profissão, qual horário é melhor para receber ligações, etc.

Anotar esses dados é uma tarefa do vendedor, e anotar de uma forma que seja segura e fácil de ser encontrada, para que a cada novo atendimento você consiga lembrar com quem você está falando e humanizar essa conversa.

#2 Agende retornos

Nunca dependa da sua memória. Quantas vendas você pode ter perdido por esperar que sua memória te lembre que é dia de ligar para um comprador?

Por isso, conte com um sistema que ofereça o módulo de atividades para que você tenha tudo listado e ainda seja lembrado quando há algo a ser feito! A melhor opção de fazer isso é trabalhando com um software CRM.

#3 Anote tudo que for conversado

Esse ponto, junto com as atividades, são o ponto-chave do acompanhamento de vendas.

Você precisa saber exatamente o que está acontecendo naquela negociação para poder oferecer o melhor atendimento e também garantir que nada passe por você.

Tudo que for comentado, cada detalhe que for abordado e informações pertinentes à venda devem ser anotados, pois podem fazer grande diferença depois!

Muitos vendedores pecam em simplesmente não anotar nada a respeito do cliente e da venda e por isso não constroem e não alimentam relacionamentos sólidos de confiança, abrindo assim espaço para os concorrentes conquistarem seus clientes.

Qual a melhor forma de realizar o acompanhamento da venda?

A velha agenda ainda pode ser uma aliada para vendedores. Porém, mesmo que você goste muito de papel e caneta, é preciso estar aberto às novas formas de trabalho e à tecnologia.

Imagine contar com um sistema que te possibilita todo acompanhamento dos negócios da sua empresa, seus contatos, agendamento de atividades, notas sobre cada cliente, etc?

Isso você encontra em um sistema de CRM, como o Moskit.

A ideia é não deixar passar mais nada e estar no controle de toda a venda, tornando possível visualizar o que está acontecendo em cada venda, antecipar comportamentos do seu cliente e até acelerar o processo de venda!

Ficou com alguma dúvida sobre acompanhamento da venda ou sobre como um CRM pode te ajudar? Deixe nos comentários que vamos responder!

Boas vendas!

Cross-marketing da SaleSIM e Moskit

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