VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Quais as maiores habilidades de um gestor de vendas de sucesso?

gestor-de-vendas-forças

Pela exigência de tantas habilidades e conhecimentos específicos, nem todo mundo pode se tornar um bom gestor de vendas e de pessoas. Afinal, comandar uma empresa requer capacidade para lidar com inúmeros desafios, gerir equipes de personalidades diversas e manter a motivação em alta para criar rotas de crescimento competitivas.


Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Habilidades de gestores
  • Como deve se portar um gestor de vendas
  • Com desenvolver forças competitivas na gestão

Entretanto, graças aos cursos e orientações personalizadas, você pode descobrir que várias dessas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Para isso, basta entender a teoria, buscar as melhores práticas e tentar, mais do que tudo, entender as pessoas que fazem o seu negócio.

Para ajudar os gestores e vendedores que desejam um dia assumir esse cargo de grandes responsabilidades, a SaleSIM juntou as principais habilidades que são essenciais para gestores de um negócio que buscam fazer dele o melhor dentro do seu ramo.

Como identificar um bom gestor de vendas

Consegue se adaptar a diferentes situações

A ideia é que não importa o lugar ou situação que o profissional seja colocado, um bom gestor de vendas consegue se adaptar às regras de qualquer setor ou organização. Afinal, não existem restrições de atividades, o gestor de sucesso tem a capacidade de desenvolver sua equipe e o negócio de forma a crescer.

Por que é tão importante: nem sempre a ocasião vai estar tão favorável como você espera. Saber entender que o mundo não funciona de acordo com suas regras, mas sim com a junção das diferentes situações, pode transformar um bom profissional em um ótimo gestor.

Não se deixa perturbar com qualquer desafio

Por ser um cargo de muita responsabilidade e importância, o gestor não pode se abalar com qualquer situação desafiantes que lhe seja imposta. Mesmo quando colocado sob muita pressão, quando é exigido dele entregar mais resultados ou organizar uma equipe em meio a grandes dificuldades, o gestor não pode colocar tudo a perder. A resiliência do gestor já o informa que a pressão faz parte do trabalho.

Como desenvolver: atividades aplicadas em cursos de coaching, como “Role Playing”, onde o gestor de vendas é colocado em diferentes situações e deve responder a cada uma delas, pode ajudar a entender como reagiria a cada ocasião.

Bom relacionamento com todos os funcionários

Não basta saber se comunicar com os altos cargos, aqueles que a quem o gestor deve se reportar. Da equipe responsável pela manutenção do ambiente de trabalho, passando pelos membro da sua equipe até a diretoria, um bom gestor deve saber se relacionar com todos, sempre os fazendo acreditar que o seu trabalho tem grande importância. A interatividade entre o gestor e o resto da equipe é o reflexo da sua habilidade de trazer bons resultados trabalhando junto.

Dica: desenvolver seu relacionamento interpessoal com cursos de marketing pessoal pode ajudar no processo de gestão.

Saber fazer a gestão da situação com sensibilidade

Em qualquer ocasião, o gestor de vendas de sucesso sabe perceber as particularidades de cada fator envolvido, se põe a disposição de cada funcionário e entende as tendências futuras. Sabendo diagnosticar mais precisamente a realidade, ele desenvolve a capacidade de administrar a situação alterando as condições. Assim, o resultado é um ambiente mais favorável ao crescimento e possibilidade de atingir os objetivos e metas de trabalho.

Lembre-se sempre: você está lidando com pessoas, e cada uma merece sua atenção e sensibilidade para entender as dificuldades da sua jornada.

Apoiar sua gestão em boas ferramentas

Apesar de estar gerindo pessoas, ferramentas de trabalho como máquinas, softwares e aplicativos digitais podem ajudar o gestor de vendas a ampliar o alcance do seu trabalho. Para isso, o mercado oferece várias opções de ferramentas, como os CRMs, e outros aplicativos de gestão de pessoas, como a SaleSIM. Assim, além de explorar todo o seu conhecimento, um gestor de sucesso consegue explorar plataformas que o ajudam a realizar feedbacks constantes e personalizados para cada membro de sua equipes, mesmo que não esteja presencialmente com elas todos os dias.

Quer conhecer mais sobre essas ferramentas: Leia o artigo com as principais ferramentas que a força de vendas precisa utilizar e descubra um pouco mais sobre a SaleSIM e seus produtos, o SalePODIO, SaleMONITOR e SaleSIMULATOR.

Além de todas essas habilidades, o gestor de vendas tem que entender que seu cargo é uma posição de poder, e suas decisões e escolha por modelo de gestão sempre irão atingir outros ao seu redor. Desenvolvendo essas habilidades na sua equipe, você conseguirá atingir melhores resultados e motivar cada vez mais sua equipe.

“O poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. A autoridade é o poder legítimo, o poder que tem uma pessoa em virtude do papel ou posição que exerce em uma estrutura organizacional. A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados é muito ligada ao poder que se percebe no líder”. – Idalberto Chiavenato

Comments