VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Gestores de vendas Pitbull conseguem bons resultados da equipe?

gestor-de-vendas-estilo-de-liderança

Há muito tempo está ultrapassada a ideia de que o gerente de vendas Pitbull, aquele que pressiona os vendedores para aumentar a produtividade da equipe de vendas, seja uma técnica eficaz a ser usada pelo gestor de vendas. Isso porque, a longo prazo, a medida surte o efeito contrário, gerando desânimo, frustração e sensação de incapacidade nos trabalhadores.

Contar com uma equipe de sucesso não é dádiva: é uma consequência da adoção das estratégias corretas para conseguir motivar os vendedores a conquistar melhores resultados. No post de hoje, daremos algumas dicas de como você pode fazer isso na sua equipe pela escolha ideal dentre os estilos de liderança. Confira!

A importância do estilo de liderança para o gestor de vendas

O gestor de vendas tem um papel fundamental quando o assunto é motivar os vendedores e engajá-los aos objetivos da equipe, incentivando-os a contribuir da melhor forma possível para o sucesso da organização. Como se sabe, uma equipe de vendas é formada por pessoas: que sonham, têm ambições, se dedicam, mas que também têm seus momentos de baixo rendimento e desempenho.

É nesse período de declínio produtivo que descobrimos a diferença entre um mero gestor e um verdadeiro líder. A depender do estilo de liderança que ele adota, um gerente pode correr o risco de desmotivar os seus vendedores — por meio de condutas ríspidas e sem empatia — ou fazer das falhas um grande aprendizado, deixando um legado de generosidade e profissionalismo para a equipe.

Responsabilidades de um gestor de vendas

Valorize os seus colaboradores

Muito mais do que garantir uma boa remuneração com o emprego, o trabalhador moderno deseja ser reconhecido e valorizado pelo que faz. O reconhecimento do esforço realizado — ainda que o resultado esperado não tenha sido alcançado — contribui para a motivação do colaborador e para que ele queira realizar o seu trabalho de forma cada vez melhor.

Uma excelente forma de demonstrar que você valoriza a sua equipe é investir na capacitação e no aperfeiçoamento dela. Promova cursos, palestras e treinamentos: o investimento em qualificação traz ganhos mútuos, tanto para o vendedor quanto para a empresa.

Estabeleça metas em conjunto com a sua equipe

Embora exista uma hierarquia no ambiente empresarial — com o líder no topo e os subordinados na base —, as decisões adotadas não precisam ser tomadas com distanciamento e sem a participação dos vendedores.

Ao contrário, quanto mais diálogo houver entre o gerente de vendas e sua equipe, melhor será a qualidade do ambiente de trabalho, o nível de participação e o comprometimento dos vendedores com os resultados buscados pela empresa.

Ao participar do processo decisório, os colaboradores irão se sentir ainda mais responsáveis pelo sucesso da organização e motivados a influir decisivamente no atingimento das metas. Além do mais, a opinião dos vendedores pode contribuir para que o gerente de vendas avalie a viabilidade dos objetivos idealizados.

Motive pelo exemplo

Para conseguir os melhores resultados para a sua equipe de vendas, é preciso adotar um estilo de liderança pautado na proatividade. Isto é, melhor do que simplesmente dizer o que fazer, é mostrar para a equipe como se faz.

Ter iniciativa e criatividade para inovar nas situações desafiadoras, tratar bem o cliente, manter a calma e a perseverança frente aos problemas do dia a dia, e exercitar o diálogo e a empatia com todos os colegas de trabalho são apenas algumas das coisas que o gerente de vendas pode fazer para dar bons exemplos à sua equipe. Como consequência desse empenho, o time atingirá os melhores resultados, superando os objetivos traçados.

O aumento da produtividade da equipe se firma em dois pilares: motivação e qualificação. De nada adianta fazer exigências que os vendedores não poderão atender. A pressão, em vez de aumentar o desempenho, acaba estressando a equipe e prejudicando o seu desempenho.

Por isso, o melhor mesmo é desenvolver um estilo de liderança pautado na empatia e na solidariedade, com gerentes que ajudem os vendedores a superar as dificuldades do dia a dia e comemore junto deles as vitórias.

Gostou do nosso artigo? Siga a nossa página nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Comments