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Gestor de vendas: como minha forma de pensar e agir impacta nos indicadores de desempenho?

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O papel de um gestor de vendas é, basicamente, selecionar, treinar uma equipe, estimular e acompanhar seus vendedores para atingirem metas, por meio dos indicadores de desempenho. Isso significa que seu sucesso está intimamente ligado a forma como pensa e age junto a sua equipe.

Ser gestor de vendas, portanto, não é uma tarefa fácil, pois é necessário estar o tempo todo focado nos resultados e, ao mesmo tempo, saber liderar e orientar um grupo de vendedores que nem sempre tem as mesmas motivações. Um bom gestor de vendas deve ser especialista em vendas e em pessoas e ainda estar alinhado com os objetivos da empresa e de olho na concorrência, mantendo o equilíbrio entre estes elementos.

Quer saber mais sobre a atuação de um gestor de vendas? Então, confira abaixo como sua forma de pensar e agir impacta na equipe que você gere e o seu desempenho.

Como a forma de pensar e agir do gestor de vendas pode impactar na equipe de vendas?

1. Saber ouvir

Nada vai te ajudar mais a conhecer a sua equipe do que saber ouvir cada um dos colaboradores. No entanto, é preciso ter atenção, já que poucas pessoas sabem ouvir de verdade. É necessário ter em mente que a opinião do outro realmente importa.

Muitos gestores ouvem superficialmente seus colaboradores e isso prejudica a comunicação, pois esse tipo de atitude impede o alinhamento de expectativas e o compartilhamento de experiências.

Tenha a consciência que, se você souber ouvir, você também será ouvido.

2. Reconhecer o sucesso do outro

Reconhecer o bom trabalho de alguém é dar uma injeção de motivação no colaborador. O bom gestor precisa saber reconhecer a importância de cada tarefa de seu vendedor e precisa mostrar a ele que sua contribuição é fundamental.

Este tipo de reconhecimento muitas vezes surte mais efeito do que recompensas e prêmios remunerados, apesar de isso também ser um importante forma de reconhecimento. Saiba como motivar vendedores mostrando o quanto seu trabalho é bom e importante e garanta uma equipe engajada.

3. Ter planejamento e metas

Não é possível exigir que seus vendedores cumpram metas se elas não estão bem claras e objetivas. Crie um plano de metas, rotinas diárias e compartilhe com sua equipe para que ela se sinta parte do resultado. Os indicadores de desempenho tem o grande objetivo de ajudar a manter controle das ações executadas.

As metas pessoais são um caminho para um objetivo maior e seus colaboradores precisam entender isso. Se possível, monte um cronograma junto com a equipe para que ela se sinta tão responsável  quanto você.

4. Saber lidar com emoções

O mundo das vendas é estressante e isso pode gerar diferentes emoções na equipe, principalmente diante de um grande desafio e em momentos de crise e baixa nas vendas. Assim, é preciso saber lidar com os diferentes comportamentos dos seus vendedores.

Para isso, é essencial que o gestor tenha uma boa inteligência emocional e saiba trabalhar sob pressão. Para lidar com emoções alheias, é necessário saber lidar com suas próprias emoções.

Uma boa prática é incentivar seus colaboradores a terem momentos de lazer, de descanso e de descontração. Isso tudo ajuda com o otimismo e com a tranquilidade no ambiente de trabalho — fatores que podem fazer toda a diferença na rotina profissional.

5. Ser firme quando necessário

O maior desafio de um bom gestor talvez seja saber o momento certo de ser firme. Quando um profissional, definitivamente, não colabora com a equipe, é hora de saber afastá-lo.

Tenha em mente que esta é a última opção e jamais faça ameaças ou provoque pressões. Se for necessário dispensar algum colaborador, seja firme e tenha plena consciência de que isso é o melhor para todo o grupo, mas nunca sendo hostil ou desrespeitoso.

Pronto! Essas foram algumas de dicas de como a forma de pensar e agir de um gestor de vendas pode impactar sua equipe de vendas. Gostou? Vai aplicá-las na sua rotina? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do mundo da gestão de pessoas!

Comments

  1. A lot of people underestimate how much other people matter to their writing experience, don’t they? I wanted to remind them of who, like you, will read the novel that results.I haven’t published Planet Oz yet but email me about that.