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Gerenciamento de tarefas: 5 dicas para acelerar a força de vendas

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gestor de vendas tem como uma de suas funções organizar a agenda de seus vendedores, realizando o gerenciamento de tarefas. Gerir corretamente o tempo pode trazer os melhores resultados, mas nem sempre é fácil administrar uma equipe, já que podem existir vendedores motivados e outros desmotivados.

Além de muita capacidade comunicativa, o gestor deve aproveitar a tecnologia disponível para realizar a organização de sua equipe. Confira, a seguir, algumas boas dicas:

Como usar o gerenciamento de tarefas para acelerar vendas

1# Deixar as metas e tarefas claras

Se os vendedores devem atingir metas determinadas, é preciso que elas estejam bem claras para eles. Se o gestor de vendas não consegue definir metas objetivas, nem passá-las para sua equipe, também não pode cobrar.

Existe uma estratégia que tem funcionado na definição de metas, chamada 5W2H. É uma ferramenta de gestão que utiliza sete perguntas básicas para definir metas e esclarecer todos os pontos importantes. É uma ferramenta dinâmica que usa recursos da metalinguagem para otimizar a comunicação com os vendedores. São cinco questões que começam com a letra W e 2 que começam com a letra H (5W2H):

  • What: O que será feito (etapas)
  • Why: Por que será feito (justificativa)
  • Where: Onde será feito (local)
  • When: Quando será feito (tempo)
  • Who: Por quem será feito (responsabilidade)
  • How: Como será feito (método)
  • How much: Quanto custará fazer (custo)

2# Eliminar os ladrões de improdutividade

Vendedores que gostam de passar horas no celular, conversando nas mídias sociais (especialmente Facebook e WhatsApp) ou utilizando a internet em geral, acabam produzindo bem menos e, muitas vezes, atrapalham a produtividade de vendas dos outros. É preciso ter controle sobre esses recursos digitais que, se mal usados, conduzem ao comprometimento do trabalho.

Além disso, existem aqueles vendedores que, mesmo sem recorrer ao mundo digital, trabalham menos, gostam de perder tempo com conversas e futilidades e encontram desculpas para parar o trabalho. É preciso corrigir o comportamento de vendedores assim. Eles devem ter liberdade, mas com responsabilidade pelo gerenciamento de tarefas.

3# Mostrar a importância e montar a agenda do vendedor

Os vendedores devem estar cientes de seguir a agenda, de registrar quais suas tarefas e compromissos. Sem o registro adequado deles, a equipe pode se perder na correria do dia a dia e esquecer alguma coisa importante. A agenda é um instrumento fundamental na organização das atividades dos vendedores.

4# Usar softwares específicos de gerenciamento de tarefas

Mais uma vez a tecnologia vem em socorro dos gestores, oferecendo ótimos aplicativos e ferramentas de gestão que ajudam a controlar as tarefas:

  • CRMs online: ajudam a controlar a agenda do vendedor e seu relacionamento com o cliente (quantidade de ativos, de clientes atendidos, de propostas efetuadas);
  • Google Calendar: aplicativo controla eventos e compromissos, compartilha programação e outras funções;
  • CamCard: transforma os cartões de clientes, fornecedores e parceiros em contatos;
  • Evernote: guarda links, anotações, ideias;
  • SaleMonitor: app web/mobile da plataforma SaleSIM que permite o gerenciamento de tarefas e comunicação com recursos de gamificação.

5# Alinhar tarefas e resultados diariamente

É importante dialogar com seus vendedores. Faça isso diariamente antes que eles entrem em campo. Explique quais as atividades do dia e chame a atenção para o que precisa ser melhorado.

Estimule seus vendedores, mostre a eles os resultados positivos de seu trabalho e faça elogios aos que desenvolveram um trabalho produtivo. Porém, faça tudo de modo a não gerar invejas ou criar rivalidades.

Os membros de uma equipe têm que trabalhar em conjunto. Não degrade seus vendedores, ainda mais em público. Quando tiver que chamar a atenção de alguém, faça isso em particular. É fundamental ainda que procure alinhar as expectativas deles com as metas que devem ser atingidas. Ao final do dia, os vendedores devem mostrar resultados satisfatórios.

E você, Como tem feito o gerenciamento de tarefas da sua equipe de vendas?  Já usa algum desses aplicativos? Qual deles? Deixe seu comentário e sua dica em nosso post!

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