VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Geração Y x Gerente PitBull: Mitos e Verdades em Vendas

geracao-y-gerente-pitbull

Os nascidos a partir da década de 80, a chamada geração Y, têm uma característica nunca antes encontrada: cresceram com acesso ao mundo digital. Até então, a televisão era o meio mais moderno de se obter lazer e informação. Com isso, mudanças na forma de pensar e de se comportar se tornaram cada vez maiores entre as gerações antes e depois da era digital.

Muito se fala sobre essa geração, algumas vezes, bem, outras, nem tanto. Porém, quando o assunto é trabalho, estima-se que, em breve, a geração Y ocupará 50% do mercado, ou seja, metade da mão de obra mundial será composta por eles.

Logo, é preciso compreender como eles encaram o desafio de serem liderados e, especialmente, liderados por um gestor de vendas no estilo PitBull, perfil comum em equipe de vendas. Antes disso, separamos verdades e mitos importantes de serem desmistificados a fim de compreender de fato essa geração.

Verdades e mitos sobre a geração Y

1. Nunca houve uma geração tão emburrecida pela tecnologia

Mito. Essa noção de que a tecnologia emburrece pessoas não passa de boato. Foi observado nos Estados Unidos que, a cada ano, mais pessoas se formam em universidades, além de o índice de QI aumentar gradativamente ao longo do tempo.

2. A tecnologia altera conexões no sistema nervoso

Verdade. Sim, o uso constante de aparelhos tecnológicos, como videogames, celulares e computadores altera funções cerebrais em crianças e em adolescentes. Isso não significa que seja bom ou ruim, apenas que funções diferentes estão sendo adquiridas e outras transformadas.

3. A geração Y trabalha menos

Mito. Por não compreenderem a relação da geração Y com o trabalho, muitas pessoas acreditam que na verdade elas não gostam de trabalhar. Porém, isso não é verdade.

Acontece que para os nativos digitais, o tempo é, mesmo, relativo. Eles preferem focar em resultados, privilegiando o rendimento quando comparado ao tempo. Eles podem até trabalhar mais horas, mas de forma que possam ser produtivos e ver o resultado de suas ações fazerem a diferença.

O desafio da geração Y de lidar com um gerente PitBull

Além de estarmos na era digital, entramos consequentemente na era do conhecimento, no qual poder conta menos que autoridade. O poder pode ser algo adquirido por uma hierarquia pré-estabelecida, posição social etc. A autoridade é algo que se tem quando há o domínio de determinado conhecimento.

Poder por poder não funciona com a geração Y, já a autoridade em algo e a possibilidade de seguir uma referência pode levá-los a se esforçar o máximo possível para atingir metas. Dessa forma, os três principais desafios de liderar essa geração são:

1. Oferecer uma liderança com autonomia

A geração Y não gosta de ser tratada como um sujeito qualquer. Uma das suas principais características é a liberdade de expressão e de pensamento. Por isso, um gestor de vendas que queira lidar com essa geração em sua equipe de vendas precisa aprender a orientar mais e mandar menos.

2. Conquistar o respeito por meio do exemplo

O fato de estarem conectados a tudo e a todos faz com que sejam mais bem informados e críticos sobre certas condutas. Logo, para conseguir liderá-los, é preciso conquistar o seu respeito por meio de atitudes que eles considerem justas e admiráveis.

3. Motivar constantemente por meio da inovação

A geração Y é bastante criativa e, com essa função estimulada, rendem muito mais do que se estiverem com a motivação baixa. Novidades no trabalho devem fazer parte da sua rotina, uma vez que não têm medo de mudanças, pelo contrário, eles preferem um ambiente imprevisível a uma rotina monótona.

As empresas e sua gestão da força de vendas precisa se adaptar à realidade dessa geração, uma vez que elas representam cada vez mais sua força de vendas e serão responsáveis por construir o futuro. A habilidade com novas tecnologias e a capacidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo é um diferencial a ser trabalhado.

E aí? Entendeu como lidar com a geração Y? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

Comments