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Gamificação de Vendas aumenta o desempenho de indicadores?

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Muitos gestores de vendas buscam a fórmula perfeita para aumentar o desempenho de vendas e acelerar sua equipe de vendas, sem dar muita atenção ao relacionamento do vendedor com o resto da equipe e a empresa em si. Acabam por negligenciar os novos modelos de gestão e treinamentos de vendas, como a gamificação ou e-learning, por não acreditar no seu sucesso.

E é aí que está a falha do processo, pois por maior que seja o número de técnicas de vendas e planejamentos com estabelecimento de metas e ferramentas, o capital humano ainda é o maior ativo de qualquer empresa. São os vendedores os principais agentes na árdua tarefa de acelerar as vendas, dia a dia, para atingir os objetivos organizacionais.

Engajamento e motivação são imprescindíveis para o resultado de vendas da sua equipe, e a ciência comprova isto. Segundo estudo da Universidade de Warwick, a felicidade dos vendedores tem o poder de aumentar a produtividade entre 10 e 12%. De acordo com a Gallup, profissionais mais engajados tem quase o dobro de chances de ter mais sucesso que os outros.

Uma cultura de performance se baseia justamente em estimular os representantes e gestores de vendas a motivar sua equipe com feedback e técnicas atrativas no processo de gestão. Ambientes de maior engajamento estimulam maiores resultados em vendas, fornecendo desenvolvimento para o time e acelerando as vendas.

Ferramentas de treinamento de vendas e gestão que se preocupam com a qualidade do relacionamento da equipe com o seu gestor, como a técnica de gamificação de vendas, trazem inúmeros benefícios aos resultados da empresa.

Relação entre gamificação de vendas e performance

Uma vez anunciada como o futuro da gestão da força de trabalho, a gamificação de vendas agora já é realidade e uma ferramenta extraordinária no desenvolvimento de equipes de vendas, que promete estimular o engajamento da equipe em atividades que estimulam o interesse e que são educativas.

Como já falamos no blog da SaleSIM, a gamificação tem grandes benefícios para o processo de gestão, entregando resultados a longo prazo, economizando tempo aos gestores, construindo um processo transparente com dados reais e melhorando a performance de vendas.

O fator mais importante entre a gamificação e a produtividade da equipe é a busca constante por motivação e engajamento, pois o sucesso de vendas não pode acontecer isolado do desenvolvimento do time de vendas.

Engajamento na gamificação de vendas

Em meio a uma simulação de vendas que acontecem em plataformas gamificadas, o gestor tem a capacidade de oferecer um feedback em tempo real e acompanhar os resultados e progresso da sua equipe, estimulando o relacionamento entre os membros.

Gamificação de vendas, diferente do que alguns podem pensar, não é apenas sobre jogos, brincadeiras ou diversão. Trata-se de levar a mecânica de jogos e incorporá-la ao local de trabalho, a fim de aumentar o engajamento, a produtividade e outros comportamentos positivos para uma equipe de vendas.

E não é qualquer tipo de engajamento, mas o chamado “tipo certo de engajamento”, definido pela Dale Carnegie como “compromisso emocional e funcional que um funcionário tem para com sua organização”. E isso, todos podemos concordar, faz muita diferença.

Como mostramos por meio de plataformas de gamificação, criar este tipo certo de engajamento é possível. Para isso, as empresas precisam se concentrar em criar uma cultura de comunicação aberta e de impacto, o que pode ser executado por ferramentas virtuais de gestão.

Os vendedores precisam acreditar que podem influenciar os resultados e objetivos da empresa em que colocam seu esforço, e que seu trabalho realmente importa. Isso também requer a participação ativa dos gestores de vendas, criando uma visão clara e planejamento de vendas que os vendedores podem se alinhar.

Como alcançar o alto desempenho com a gamificação de vendas

No blog você pode acompanhar um artigo sobre como alcançar a alta performance em vendas, que é a técnica de gerar resultados além do comum para a sua equipe de vendas por um longo período de tempo, o que reflete diretamente nos resultados da empresa.

Um dos principais pontos para atingir essa excelência em vendas é o comprometimento do gestor com o treinamento constante da sua equipe de vendas. A sugestão da SaleSIM? Não existe ferramenta mais completa para deixar o time pronto para a venda do que simuladores de vendas e plataformas de gamificação.

A reposta para aumentar a performance em vendas é focar os investimentos e esforços em qualificar e estimular a equipe de vendas, pois elas são responsáveis pelos resultados que a sua empresa pode atingir. Faça a análise do desempenho da sua equipe de vendas com essas dicas da SaleSIM e, com feedback constante e uso de plataformas de gamificação como o SalePODIO, sua equipe tem o potencial para vender cada vez mais e com maior qualidade.

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