VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Gameficação: por que usá-la na gestão de tarefas e comunicação da força de vendas?

gamificaçao-na-gestao-de-vendas

Você já deve ter ouvido o termo gamificação (ele vem do inglês “gamification”) , e talvez saiba que ele significa aplicar conceitos de jogos no ambiente corporativo. Ele pode ser muito bem aplicado na área comercial para incentivar e motivar vendedores a aprenderem mais sobre a empresa, seus produtos, serviços e também para impulsionar vendas.

Trata-se de um conceito novo para combater a desmotivação natural dos funcionários perante os problemas habituais da concretização de vendas. A gamificação tem uma importante função, que é gerenciar equipes e manter as pessoas engajadas nos objetivos e resultados da empresa. Quer entender melhor os motivos para usá-la? Confira no post:

Como a gamificação pode ajudar na gestão do time comercial?

A chave para o sucesso do conceito de gamificação na área de vendas é entender quando e como aplicar práticas para incentivar comportamentos esperados na equipe de vendas, como a concorrência natural e saudável na equipe em busca da liderança do ranking de vendas. Esse é o pilar mais antigo da área comercial, e, especialmente hoje em dia, é algo muito simples de realizar, já que pode ser feito dentro do sistema de CRM.

Quais são os benefícios da gamificação para uma empresa?

1# Amplia a competição entre os vendedores para que eles consigam mais vendas

Os vendedores devem ser competitivos por natureza: fazer com que eles corram atrás dos objetivos comerciais permite que o gerente de vendas possa incentivar a ambição do seu time. Muitas vezes, não é um prêmio que incentivará o vendedor, mas o reconhecimento pelo gestor e pelos os colegas de trabalho. Para facilitar, conte também com um sistema que seja capaz de mensurar indicadores e criar campanhas motivacionais.

2# Incentiva a colaboração no time para que eles possam pensar na meta da área

O cenário de vendas mudou muito e, cada vez mais, fica distante a ideia de um vendedor sentado em uma cadeira esperando o cliente entrar em contato. O vendedor da atualidade trabalha remotamente e tem uma agenda de visitas semanais ou mensais, por exemplo. Muitas vezes, ele não tem contato com todos do departamento, por isso, utilizar o conceito de games pode ajudar a integrar a equipe e promove o sentimento de time para que as metas sejam atingidas.

3# Oferece mais proximidade com o gestor e possibilita a realização de feedbacks

Baseado no conceito de colaboração proporcionado pelas competições do time comercial, haverá mais oportunidades para o diálogo entre gestor e subordinados, facilitando o processo de feedbacks individuais e coletivos. Isso ocorrerá normalmente, porque o colaborador poderá ver as suas forças e fraquezas, de acordo com as suas classificações em cada tipo de competição promovida pela empresa. Isso pode inspirar colaboradores que tenham um fluxo mais baixo de vendas a vender mais.

O que muitas vezes pode ser útil para que seja apontado a necessidade de treinamentos ou reciclagem do time. Considere ter um simulador de treinamentos para ajudá-lo a manter a equipe motivada e por dentro das informações da empresa.

4# Cria um ambiente de trabalho envolvente e facilita a realização de tarefas

Desafios na carreira de vendas costumam ser gratificantes, ainda mais quando atingimos os nossos objetivos pessoais e profissionais. No ambiente corporativo, temos dois fatores impulsionadores para essa motivação: a remuneração e as oportunidades de crescimento profissional.

Com um ambiente agradável, as pessoas tendem a se esforçar mais para realizar todas as tarefas da área, incluindo a realização de relatórios e demais tarefas administrativas pertencentes à área comercial.

No caso do gerenciamento de atividades diárias e comunicação com a equipe é importante contar com um sistema capaz abranger estas características.

Gamificação, definitivamente, é uma ferramenta de gestão que cria um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador. As empresas que aplicaram esse novo conceito têm equipes de vendas eficazes e produzindo mais, com uma melhor dinâmica de trabalho.

Você sabia que a gamificação está presente em todos os produtos da SaleSIM? Deixe um comentário e faça seu cadastro em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este! Se ficou interessado por esse tema, confira o nosso e-book exclusivo e gratuito de gamificação da gestão de vendas.

 

Comments

1 More Comments