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Feedback pode motivar sua força de vendas?

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A gestão da força de vendas vai muito além de apenas acompanhar métricas, já que é preciso garantir que bons indicadores de desempenho sejam mantidos e que resultados aquém do esperado sejam melhorados. Além de investimentos necessários em melhorias de gestão, o feedback é uma ferramenta que pode ajudar seus funcionários a terem mais motivação e serem mais produtivos. Confira, em nosso post de hoje, como usá-lo a favor da produtividade!

O que é o feedback?

De maneira simplificada, o feedback é todo e qualquer comentário feito sobre a realização de uma tarefa ou prestação de serviço. Mais do que um simples comentário, pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão contínua de motivação, especialmente para vendedores. Se usado da maneira correta, inclusive, pode resultar em um número maior de vendas e também em clientes mais satisfeitos.

Quais são os tipos básicos de feedback?

Dependendo do objetivo a ser alcançando e até mesmo do tom utilizado, o tipo de retorno pode obter resultados diferentes. Com isso, existem basicamente 4 tipos:

1# Feedback de reconhecimento

Esse tipo consiste em destacar e valorizar os pontos positivos de modo a motivar o colaborador a continuar realizando determinada tarefa.

2# Feedback de aprimoramento

Pode ser considerado uma espécie de crítica construtiva, em que o vendedor recebe orientações sobre como tornar seu trabalho melhor ou sobre que tipo de atitudes ele deve evitar.

3# Feedback ofensivo

Esse tipo, por sua vez, está relacionado mais ao tom e ao momento escolhido. Mesmo um reconhecimento pode terminar sendo ofensivo se as palavras corretas não forem escolhidas.

4# Feedback insignificante

Nesse tipo não existe nenhuma reflexão, boa ou ruim, por parte do vendedor acerca do comentário recebido, já que ele não possui um objetivo claro ou relevante.

O que o feedback tem a ver com motivação?

Uma das importâncias de utilizar o feedback é o fato de que ele pode ser um fator altamente motivacionalImagine, por exemplo, que um vendedor conseguiu fechar uma venda muito maior do que o previsto ou então que bateu a sua meta pelo terceiro mês consecutivo. Ao dar um feedback de reconhecimento, o vendedor se sentirá muito mais estimulado a fazer um ótimo trabalho, o que vai refletir em mais vendas.

Em tarefas consideradas menores também é importante para garantir que o colaborador continue estimulado. Quando o vendedor faz algo a mais e além de sua função, inclusive, essa ferramenta é indispensável para reforçar esse comportamento.

O feedback pode servir como ferramenta de melhoria?

Quando feito da maneira correta, o feedback de aprimoramento não soará como uma crítica da qual o vendedor deve se sentir envergonhado, mas, sim, como uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento.

Com ele, é possível corrigir problemas de atuação e de técnicas de vendas, por exemplo, evitando perdas de oportunidades que se relacionem diretamente à atuação do vendedor. Sem isso, é bastante improvável que o colaborador corrija suas ações por conta própria e, por isso, é tão importante que ele seja dado.

Como novas novas tecnologias podem ajudar no feedback?

O feedback também pode se beneficiar de novas tecnologias, especialmente garantindo uma abordagem em tempo real. Ao utilizar um sistema de gestão de equipe externa com monitoramento em tempo real, por exemplo, o gestor pode saber exatamente qual retorno dar para melhorar ou consertar possíveis questões de vendas. Se o vendedor erra em uma abordagem e tem outra na sequência, a resposta instantânea pode fazer com que a próxima venda seja garantida.

Comunicadores instantâneos e redes de comunicação interna também ajudam a equipe a alcançarem resultados melhores e mais efetivos e por isso a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.

O feedback deve fazer parte da cultura de gestão para garantir resultados melhores, especialmente quando se fala sobre vendas. Sabendo qual tipo de comentário oferecer dar e como utilizar a tecnologia a favor, maiores são as chances de sucesso e de melhorias.

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