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Qual o melhor estilo de gestão de vendas para o seu negócio?

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Uma das principais responsabilidades de um supervisor de vendas é conseguir analisar a sua equipe e necessidades do negócio para definir o melhor modelo de gestão de vendas. Assim, será possível extrair o máximo de resultados com o mínimo de impacto para seus funcionários.


Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Estilos de gestão de vendas
  • Características dos gestores de vendas
  • Como alcançar os resultados esperados por meio de cada modelo de gestão

Entre vários modelos existentes no mercado, então encontrar a combinação correta pode se mostrar um grande desafio. Com o poder de afetar os pensamentos, ações e comportamentos de sua equipe, o gestor que for selecionado para gerir a equipe tem que, além de utilizar as ferramentas corretas, saber como usar sua capacidade de influenciar positivamente a equipe de acordo com o modelo de gestão.

A motivação também depende, em grande parte, do estilo escolhido para gestão da equipe. Isso porque enquanto o estilo de gestão é a abordagem que você utiliza em diferentes situações, a motivação é o método escolhido para alcançar os resultados desejados através de seus vendedores.

Para definir a abordagem do seu negócio em relação a gestão do time de vendas, é necessário entender os principais tipos de estilo de gestão de vendas. Só assim será possível pensar em uma boa estratégia para trazer resultados em vendas, motivação e engajamento para a equipe.

Estilos de gestão de vendas

Autocrátivo

Utilizando de estratégias de comunicação, o gestor consegue passar ao vendedor suas indicações. Pode ser considerado um modelo antigo e comparativamente mais agressivo, mas, em algumas situações, pode ser o modelo mais eficaz. Neste modelo, a maior importância está na informação que será passada do gestor ao vendedor, da comunicação direta e certeira.

Persuasivo

Com estratégias de relacionamento, o gestor consegue persuadir a equipe de vendas a seguir uma direção pré-determinada. Com o confiança e compromisso do time, é possível convencer todos os vendedores de que a ordem do gestor é a melhor opção. Esse modelo também pressupõe uma chance de debate, que o vendedor também se comunique com o gestor, abrindo espaço para bons argumentos.

Participativo

Para conseguir entrar ou obter a concordância do time de vendas, o gestor começa por participar da rotina dos vendedores e escutar suas opiniões. Com feedback constante e participação em mão dupla, o gestor consegue conquistar mais ideia e abertura dos vendedores. No modelo participativo, ambas as partes declaram seu respeito e valorização pelo trabalho do outro, o que melhora o relacionamento.

Delegar

Capacitando o time de vendas, o gestor consegue transferir as atividades para os vendedores as executarem com liberdade. Este modelo de gestão foca no desenvolvimento pessoal da equipe, demonstrando a capacidade de trabalhar com sucesso de forma independente.

Com diminuição da supervisão, o que pode se tornar uma atividade difícil para gestores, os vendedores podem se adaptar ao modelo e ganhar a confiança dos seus gestores. A chave para o sucesso é saber monitorar, mesmo a distância, e acompanhar os vendedores para garantir o esforço contínuo.

Cabe ao supervisor selecionar o modelo que mais agregará valor ao seu negócio, e, após isso, fazer a seleção de um gestor de vendas que conseguirá desenvolver esse estilo com melhores resultados. E você, qual acha que é o modelo de gestão de vendas que vai fazer sucesso neste ano? Compartilhe sua opinião no nosso Facebook e acompanhe mais dicas de vendas.

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