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Equilíbrio emocional: como manter em equipes de vendas com baixo resultado?

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Quando tudo corre bem e a equipe de vendas consegue alcançar suas metas, fica mais fácil manter o equilíbrio emocional. No entanto, quando as coisas começam a dar errado e a equipe não tem mais o mesmo desempenho, é comum que o clima de estresse tome conta dos vendedores.

O que ocorre é que tal descontrole pode desencadear efeitos ainda piores, dificultando ainda mais a recuperação dos resultados.

O desafio, portanto, é se manter equilibrado mesmo diante de equipes com baixo desempenho para, assim, ser capaz de reverter a situação.

No post de hoje, separamos algumas considerações importantes a serem lembradas quando o assunto for equilíbrio emocional e baixo desempenho de colaboradores. Acompanhe!

Como manter o equilíbrio emocional em situações desfavoráveis

O foco deve ser para a solução

Ficar focado no problema não irá resolvê-lo. O líder Dalai Lama tem uma famosa lição que diz: “Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso.”

Isto é, transformar um problema em angústia e pressão não fará com que ele seja resolvido. Nessas horas, a objetividade é importante para focar em uma solução possível. Caso não exista, é melhor seguir em frente e se preparar para os próximos desafios.

O líder deve ser um exemplo positivo

Nada pior do que um líder desmotivado para uma equipe de vendas que não está conseguindo atingir suas metas. Sabe-se que entre os papéis de uma boa liderança está o de manter a motivação do colaborador em todos os momentos.

Deve-se buscar um caminho entre a realidade e o otimismo. Isso não significa ignorar os problemas, mas empoderar a equipe no sentido de torná-la capaz de ultrapassar essas dificuldades com perspectivas reais.

Dentro dos requisitos necessários para uma pessoa liderar equipes, existe a visão para o futuro. Para se tornar uma referência, ele precisa se antecipar aos fatos, transmitindo tendências futuras.

A palavra de ordem é otimizar

As situações muitas vezes dão a oportunidade de rever certos padrões de funcionamento e identificar o que pode estar interferindo no baixo rendimento. Uma equipe de vendas precisa ter uma atenção especial, sendo de extrema importância o feedback de seus gestores.

No entanto, quando o gestor sofre um acúmulo de funções e outros procedimentos passam a tomar conta de sua rotina, impedindo uma gestão mais próxima da equipe, é preciso buscar ferramentas para otimizar tempo.

A tecnologia tem ajudado empresas a administrarem negócios e pessoas, oferecendo ferramentas de gestão eficazes e inovadoras. Já existem plataformas completas, como a da SaleSIM, especialmente voltadas para o perfil da empresa e dos respectivos setores, incluindo sistema de pontuação, ranking de vendas, etc.

Para explorar de forma plena seu próprio potencial de liderança é importante investir na autoliderança, evitando assim cometer erros simples de identificar, mas que trazem grandes prejuízos para os negócios e para a própria carreira em si. Uma boa liderança tem impactos diretos no engajamento e na produtividade da equipe de vendas!

Gostou de saber como o equilíbrio emocional pode ser mantido mesmo com o baixo desempenho da equipe? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e seja um multiplicador de conhecimento!

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