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4 benefícios do Inside Sales para vendas

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Os modelos de venda e as formas como as pessoas interagem com as empresas mudaram ao longo dos anos , e foi preciso criar métodos de venda e relacionamento que acompanham essas mudanças. Dessa necessidade surgiu o Inside Sales, uma forma de vender que se distancia das ligações frias de telemarketing e vendedores batendo à sua porta.

Como funciona o Inside Sales?

Inside Sales é um método de venda que funciona de dentro da empresa. Em vez de marcar reuniões presenciais, perder tempo no trânsito e ter gastos que nem sempre geram retorno, o seu time de vendas fica alocado dentro da própria empresa, utilizando ferramentas que agilizam o processo de vendas.

Mas qual a diferença entre Inside Sales e Outside Sales? É simples: os vendedores outside marcam reuniões externas, têm contato direto com os clientes e estão sempre na rua. A prospecção é uma grande parte do trabalho e nem sempre as oportunidades são as melhores. Os inside estão dentro da empresa e trabalham com reuniões à distância, com a vantagem de otimizar tempo e trabalhando com leads melhores — a maioria delas geradas por meio do Inbound Marketing.

Conheça agora quatro benefícios do Inside Sales para o setor de vendas. Acompanhe!

1. Menor custo de aquisição de clientes

Para começar a conhecer os benefícios do Inside Sales é preciso pensar em quanto custa um novo cliente para uma empresa que trabalha com vendedores externos e uma que tem vendedores internos.

Vendedores outbound costumam custar mais para a empresa, mas não só com os custos, com salários também. Some a isso as viagens e gastos em geral. É preciso um ticket médio maior para cobrir esses gastos básicos.

2. Equipe melhor qualificada e preparada para vender

A qualidade dos vendedores nunca foi tão importante. Com Inside Sales o treinamento e crescimento do seu time se tornam bem mais simples. Afinal, você sempre terá os profissionais dentro da sua empresa, o que facilita o agendamento de atividades importantes para o aprimoramento do time.

Um ponto importante é que o feedback é muito mais simples quando você tem todos os vendedores em um mesmo lugar. Eles podem trocar experiências sobre os clientes e melhorar a forma como estão apresentando o seu produto, por exemplo.

3. Possibilidade de mensurar o rendimento do time

Métricas de produtividade de vendas são indispensáveis para qualquer esforço de marketing e vendas. Mensurar o rendimento do seu time é a melhor forma de continuar crescendo e vendendo mais. Mas com vendedores externos essa tarefa é um pouco complicada. Como mensurar quantas horas foram gastas em uma venda? Qual é a taxa de conversão?

Com Inside Sales tudo fica mais simples. Você pode usar softwares de CRM para guardar dados das leads e ainda acompanhar o rendimento de cada vendedor. Assim, e possível saber quantas ligações foram feitas, follow-ups e etc.

4. Mais vendas para clientes melhores

Para uma boa estratégia de Inside Sales são necessárias boas oportunidades de venda. É nessa hora que o Inbound Marketing se torna tão importante. Ele atrai visitantes, transforma-os em leads e passa possíveis clientes melhor qualificados para os vendedores. Assim, o time comercial conhece melhor as necessidades da lead e como o seu negócio pode ajudá-la.

Inside Sales é uma alternativa para empresas que desejam reduzir custos do time comercial, crescer sua receita e manter o negócio em expansão.

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