VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Desafios de um consultor de vendas

consultor de vendas

Entre todas as suas atribuições e atividades, muitos desafios podem cruzar a vida de um profissional de consultoria, principalmente para um consultor de vendas. Por isso, listamos algumas das principais dificuldades que pode encontrar no caminho e como vencê-las.


Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Habilidades de um consultor de vendas
  • Como construir uma boa identidade profissional de consultor
  • Passos para ter sucesso na oferta de serviços de consultoria

Desafios de um consultor de vendas

  1. Construção da imagem

O principal desafio, sem sombra de dúvidas, será o de construir uma imagem real e positiva do consultor de vendas. Levando-se em conta que este precisará ‘vender’ sua imagem, mostrando para seu comprador como sua marca é eficiente, a mesma deve ser baseada em pilares sólidos e argumentos lógicos.

Essa construção vai desde uma boa primeira impressão pessoal até a apresentação clara e objetiva dos serviços oferecidos à empresa, de forma a torná-la indispensável no seu aprimoramento.

Dessa maneira, o comprador terá a certeza de estar contratando um serviço de qualidade que irá impulsionar seus lucros, enquanto acrescenta um profissional ético e competente ao seu negócio.

  1. Valorização de  serviço

Esse desafio está ligado a capacidade técnica do consultor de vendas, às suas habilidades no cumprimento do acordo travado com o empregador e seu conhecimento na elaboração de ferramentas de gestão.

Em suma, é a ficha técnica de todas os aprimoramento que o consultor conseguiu agregar a empresa em que foi incorporado, indo desde os fatores positivos que aperfeiçoou, até as ações desenvolvidas na erradicação de problemas enfrentados ao longo de seu trabalho.

  1. Fidelizar um cliente/ revender o serviço

No mercado atual, fidelizar um cliente deixou de ser um diferencial competitivo para o profissional ou empresa. Agora, é questão de sobrevivência. E isso não se reflete apenas na satisfação que o cliente tem com o produto ou serviço.

Fidelização é quando ele identifica-se com a empresa, pois ela se preocupa em ir além de oferecer soluções que atendam suas necessidades. Fidelizar é criar um vínculo entre o consumidor e a marca, formando uma relação de longo prazo.

Para isso, o pós-venda é uma ferramenta que contribui de forma efetiva no processo. Inicia-se após o cliente efetuar a compra do produto ou serviço e começar a utilizá-lo. O foco é entender como o produto foi absorvido e como é aceito e preparar o cliente para sua próxima compra.  

  1. Consolidação da profissão

Por fim, a principal função de todos os consultores de gestão: oferecer meios para a obtenção de conhecimentos empresariais específicos, necessários para o desenvolvimento, produção e comercialização de um bem ou serviço.

Consolidar sua atuação no mercado de trabalho é imprescindível para que a profissão alcance visibilidade e se torne presente nas organizações, atingindo, assim, um maior contingente de pessoas beneficiadas por seus serviços, e fazendo da profissão fator  indispensável no aprimoramento de empresas.

Após passar por todos esses desafios, qualquer consultor entende que o mercado é daqueles que se preparam melhor. Não basta ter as melhores qualidades e o melhor currículo, apenas quem mantém a mente aberta e se preocupa com a qualidade e não quantidade consegue criar uma boa marca.

É consultor de vendas e está em busca de material? Gostaria de entrar no ramo e não sabe como? Confira as dicas da SaleSIM no blog e nas redes sociais.

Comments