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Consultoria de vendas na prática: como ajudar empresas a vender mais

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Atividade cada vez mais reconhecida no mercado, a consultoria de vendas tem o poder de auxiliar empresas em questões que elas, sozinhas, não consegue resolver completamente. Consultoria de vendas é um processo que envolve um profissional com potencial para assuntos em nível suficiente para servir a outros.


Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Serviço de consultoria em vendas
  • Motivações e habilidades de um consultor
  • Resultados e benefícios a consultoria

Para ajudar gestores e vendedores que desejam se tornar bons consultores ou profissionais que já oferecem o serviço de consultoria mas estão sempre em busca de novidades, pedimos a ajuda do nosso fundador, o Macário Moraes. Consultor de vendas experiente, ele já passou por inúmeras equipes de vendas, tanto como gestor como consultor convidado para aumentar a produtividade do processo.

Pensando nas maiores questões atuais que envolvem essa atividade, selecionamos algumas perguntas para ajudar no entendimento dos pré-requisitos para uma boa atividade de consultoria e os benefícios de contratar esse serviço. Acompanhe!

Como funciona a consultoria de vendas

O que leva um profissional a se tornar um consultor? Quais são os pré-requisitos?

Muitas vezes, um profissional experiente entra no ramo de consultorias como uma forma de desafio intelectual. Como tem o hábito de estar sempre se atualizando com o mercado, as questões enfrentadas por outras empresas encantam sua capacidade de resolução de problemas.

A possibilidade de aprendizagem contínua com as novas experiência e projetos simultâneos levam gestores de vendas a abandonar a rotina de cuidar apenas de uma equipe para auxiliar no gerenciamento de outras. O que também pode vir a ser outro benefício, a possibilidade de mobilidade e não precisar permanecer no mesmo caso por tanto tempo quanto um contrato de trabalho.

Um bom consultor deve ter alta capacidade analítica e conseguir sintetizar informações e situações de forma a sempre identificar onde estão as falhas no processo. A comunicação e persuasão também são grandes forças de um consultor, que vem adquirido da atividade de gestão de equipes. Por fim, saber criar e inovar para encontrar soluções nunca pesadas para um problema podem fazer esse profissional se destacar no mercado.

Como um consultor iniciante pode aumentar sua base de clientes? Por onde comunicar seus serviços e de que forma?

Essa pode ser considerada uma das tarefas mais complicadas para quem decide começar com consultoria de vendas. O caminho mais indicado para aumentar sua base é explorar sua rede de conhecidos, ampliando o network. Oferecer “test drives”, um período experimental dos seus serviços pode ajudar a introduzir a um possível cliente como funciona seu processo de trabalho.

Novos consultores também costumam buscar mais conhecimentos trabalhando juntamente com outros consultores seniores. Assim, além de aprender sempre mais com suas habilidades, ele conhece entender melhor como funciona o processo de consultoria e como um profissional dessa área deve se portar.

Além de aumentar a base de clientes, essa estratégia também auxilia no trabalho de comunicação dos seus serviços. Afinal, o caminho mais recomendado para atrair novos clientes é utilizando experiências anteriores, por meio de indicações de outros clientes e até utilizando estratégias de marketing de conteúdo para provar seu conhecimento em determinadas áreas.

Quais os problemas mais comumente diagnosticados nas empresas? Por que consultores são chamados para diagnosticar e solucionar e não membros da própria equipe?

Entre as principais falhas apontadas no processo de consultoria de vendas estão a falta de regulamentação de processos, a gestão ineficiente do profissional que está encabeçando a equipe, o próprio time não ter as informações suficientes para exercer suas atividades e o turn over.

Nisso consultores externos de gestão de vendas tem grande capacidade para auxiliar. Por trazer a “visão de fora” do processo, este profissional consegue enxergar as falhas onde outros veem apenas o jeito que as coisas costumam ser feitas. Por não estar incluído na prática diária, consegue entender quando um processo está desgastado e não trazendo mais resultados para o negócio.

Além disso, o consultor tem o atrativo de ter expertise no assunto, então tem conhecimento técnico e prático para encontrar melhorias. Quando imerso em um processo, o consultor consegue ter velocidade na solução dos problemas e não se sente preso as práticas do negócio, já que não tem vínculos com o histórico nem pessoas da organização.

Como você vê o futuro e o apoio da tecnologia para o mercado de consultores?

A tecnologia está inserida em todos os processos empresariais e deve ser um complemento do trabalho de consultoria de vendas, principalmente no diagnóstico e avaliação da situação organizacional das empresas. Algo como um tomógrafo ou outros equipamentos de análise para um médico fazem para a área da saúde, voltado para negócios.

Outras plataformas já mostram grandes resultados para a área de vendas, como a SaleSIM, e podem ser ampliar ainda mais o alcance de resultados no trabalho de um consultor. Se tem uma coisa que podemos considerar tendência para consultoria e auxílio no processo de gestão, indicamos o uso de ferramentas digitais para exponenciar o processo.

 

 

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