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Como treinar vendedores para inside sales?

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O processo de compra mudou muito durante os últimos anos. Isso ocorreu, em grande parte, devido ao surgimento da internet e das novas tecnologias, que permitem que o consumidor pesquise mais sobre os produtos e serviços antes de comprar. Com a mudança do mercado, o processo de vendas foi introduzido ao Inside Sales.

Se tem dúvidas sobre como treinar vendedores para o modelo de vendas Inside Sales, o texto de hoje é para você.

O que é Inside Sales?

Na busca de adequação às mudanças na forma de comprar surge o conceito de Inside Sales, que, em português, significa vendas internas e designa um novo processo de vendas. Juntamente com o marketing digital, trabalhar com vendas internas se torna uma poderosa ferramenta e faz da tecnologia uma aliada dos vendedores.

Nesse modelo, trabalha-se com uma equipe interna, ou seja, o atendimento é realizado dentro da empresa. Os contatos atendidos são os captados e qualificados pela equipe de marketing, tornando a venda mais simples, uma vez que os contatos chegam para vendas conhecendo e interessados pelas soluções e produtos que a empresa oferece.

Se você deseja se aprofundar no assunto, nós temos o artigo Inside sales: 5 dicas para se dar bem com isso com os detalhes sobre Inside Sales. Não trabalhar com esse modelo pode trazer desvantagens para a sua empresa, porém ter sucesso só é possível com treinamento excelente. Por isso, confira dicas sobre como treinar vendedores para inside sales.

Como fazer um bom treinamento para Inside Sales?

Integre seus times de marketing e vendas

Os contatos que serão trabalhados por sua equipe de vendas são originados por meio das ações do seu time de marketing. Por isso, é fundamental que as duas equipes estejam alinhadas pela mesma estratégia.

Para isso funcionar, elas precisam trabalhar como parceiras de um mesmo time, colaborando para a conquista de novos clientes. No modelo de vendas tradicional cada equipe tem seus objetivos e busca por resultados distintos, o que muitas vezes não impacta nas vendas da forma esperada trazendo desvantagens para a empresa. O texto 6 Dicas para integrar suas equipes de Marketing e Vendas te mostra como colocar isso em prática na sua empresa!

Desperte as qualidades dos seus vendedores

O vendedor inside é um profissional altamente preparado para vender e também para encantar o cliente. Para isso é preciso que você desperte as melhores qualidades de cada membro da sua equipe.

Destaque a importância da simpatia e atenção com os clientes. Além disso, faça com que todos da equipe entendam o quanto um contato é valioso e que tentar falar com ele diversas vezes não é perda de tempo, mas um investimento.

É importante ressaltar que os vendedores têm perfis distintos, e que em um treinamento para vendas inside é importante encontrar suas melhores qualidades e fortalecer esses pontos, resultando em um time campeão. Ao contrário do modelo de Outside Sales, que visa padronizar os profissionais de venda sem considerar as vantagens de suas características únicas.

Tenha um time que acredite na sua visão

Os seus vendedores precisam acreditar na visão de sua empresa. Isso não é algo simples, é necessário mostrar à equipe a real importância daquilo que estão vendendo. A motivação do colaborador inside é imprescindível para aumentar produtividade de vendas.

Esse objetivo pode ser alcançado por meio de testes com o produto, brindes ou com palavras e atitudes no cotiano. É fundamental que os vendedores conheçam e acreditem no que estão comercializando. Dessa maneira, o processo de vendas se torna mais natural e alinhado com a estratégia inside.

Dê razões para a sua equipe de vendas evoluir

Nunca deixe a sua equipe perder o espírito de melhorar. Buscar alcançar resultados maiores deve ser a principal motivação no trabalho de um vendedor inside. Uma das formas de fazer isso é incentivando méritos e competições entre os membros da equipe.

Lembre-se de que essa deve ser uma prática saudável e justa, com o objetivo de valorizar os vendedores e colaborar com os que estão com desempenho menor. Bem diferente do modelo Outbound Sales, que prioriza a competição à colaboração e cria um clima ameaçador entre a equipe.

Uma equipe de vendas bem treinada e motivada para Inside Sales permite que você trabalhe com menos vendedores e maior qualidade, o que ajuda a reduzir custos do seu processo de vendas. O texto 5 erros de treinamentos em vendas que podem prejudicar sua equipe ajuda a treinar sua equipe de forma eficiente.