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Como a tecnologia pode aumentar os indicadores de vendas

indicadores de vendas salesim

A tecnologia melhorou drasticamente os indicadores de vendas gerais e a capacidade das equipes de vendas. No entanto, por resistência a mudanças ou desacreditar no potencial dessa tendência, muitos gestores de vendas ainda não tiraram o máximo proveito das ferramentas digitais como plataformas de aceleração de vendas.

O uso de ferramentas corretas pode permitir que o time de vendas se conecte com mais leads e possíveis clientes, tenha um relacionamento mais assertivo e apoiado em informações qualificadas e obtenha vantagens no processo de vendas.

Disponibilizar essas ferramentas para a equipe é ter a certeza que os dados necessários para a medição do desempenho estão sendo recolhidos, resultando em um processo mais transparente e possibilitando a realização de feedbacks constantes para melhorar os indicadores de vendas da equipe.

As constantes mudanças e mobilidade dentro do ambiente de vendas significa que a equipe também deve mudar sua forma de realizar a administração dos indicadores de vendas. Mesmo já tendo percebido e identificado a presença e efetividade de ferramentas digitais para a gestão de vendas, apenas 35 ou 40% das empresas se consideram perto de estar prontos para estabelecer esses processos.

Segundo Josh Bersin, fundador de uma empresa de pesquisas, “nesta revolução digital, as pessoas recebem o poder e a autoridade para fazer mais coisas, então temos que lhes dar ferramentas e sistemas de apoio que não só engaje mais a equipe, como também os ajude a melhorar o desempenho ao longo do tempo.”

Investir nas plataformas certas, priorizando as que ofereçam mais de uma solução no mesmo ambiente, garante benefícios para as empresas e a possibilidade de atingir mais resultados. Conheça os principais motivos para associar o processo de gestão de equipes e vendas a ferramentas tecnológicas.

Por que utilizar ferramentas tecnológicas para aumentar os indicadores de vendas

1. Focar nos clientes certos

Em um mar de leads e prospects, nem todos estão no lugar certo para serem qualificados e exigir a atenção da sua equipe de vendas. Por meio de ferramentas digitais de gestão de vendas, tanto o gestor como seu time conseguem focar no público mais propenso a adquirir seus produtos e serviços.

Neste ponto, a equipe de marketing e o uso de ferramentas específicas voltadas para prospecção e qualificação de leads pode oferecer grandes benefícios, ajudando a identificar o perfil correto e construir a “persona” da sua marca. Adotando um foco maior em tecnologias que ajudem a concentrar os esforços nos leads certos, menos esforços e mais resultados serem atingidos e, no final, com o aumento da performance de vendas, toda a organização colhe os frutos.

2. Usar conteúdos efetivos para o contexto de vendas

Quando um vendedor entra em contato com um prospect, eles devem estar preparados com informações relevantes para uma comunicação efetiva. Independente do tipo de vendas, o time de vendedores deve oferecer algum valor relevante na sua comunicação. Esse valor pode ser um conteúdo relevante.

Seja em contato por telefone, oferecer um blog institucional ou materiais educativos, oferecer as informações que os possíveis clientes buscam pode ser a chave para estimular a intenção de compra e vender os valores e benefícios da sua empresa. Ferramentas tecnológicas podem recolher esses dados com qualidade e baixo custo.

3. Apresentar mais transparência na organização

A partir do momento que todos dentro da organização conseguem perceber a importância do trabalho do outro, o que os leads e prospects estão fazendo e onde estão no funil de vendas, a organização oferece um processo mais transparente.

Assim, é possível que a equipe tenha mais espaço para desenvolver novas ideias, entender as qualidades da organização e identificar as respostas e planejar adaptações. O processo da venda em si deve ser considerado responsabilidade de todos, inclusive do gestor de vendas. Para aumentar os indicadores de vendas, todos os vendedores devem estar conscientes que as ferramentas de vendas fazem parte da nova forma de vender.

Ainda tem dúvidas de que a tecnologia, quando bem aplicada, pode aumentar a performance de vendas da sua empresa? Conheça algumas das principais ferramentas que o time de vendas deve usar e confira, na prática, o poder de plataformas virtuais ajudar a bater metas e melhorar os indicadores de vendas.

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