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Como identificar um vendedor da era digital (de sucesso)

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Mesmo para profissionais que não estão 100% do seu tempo atentos às novas técnicas e ferramentas de vendas, não é novidade que estamos em uma era digital, completamente conectada com tudo que acontece no mundo. E por isso ser um “vendedor da era digital” é tão importante.

Como acontece em todas as outras áreas e atividades do mercado, isso reflete diretamente nas funções desempenhadas por gestores de vendas e vendedores. Focando neste mercado, as mudanças foram tão presentes que não é mais possível vender como antigamente.

Essa nova situação desencadeou em um novo comprador, mudando a forma de comprar do comprar dos indivíduos e colocando a sua disposição mais informações do que nunca foi possível. Assim, para esses novos clientes e compradores, precisamos de novos vendedores.

Já falamos sobre como trabalham os profissionais da geração Y, mas isso vai muito além da era em que esses vendedores foram criados. A lógica é apenas uma: quem não se atualiza com as novas exigências do mercado, não entende este novo consumidor, não vai para frente no mercado.

O vendedor da era digital

Com a mudança das práticas e necessidades e desejos dos clientes, muda também a forma como um profissional se porta no momento da venda. Assim, surge um novo perfil de vendedor.

Para incluir esse novo profissional no seu time de vendas, é preciso procurar por colaboradores que não se satisfazem com a média e buscam sempre levar a sua equipe para um local de destaque, nunca a deixando para trás.

Por isso mesmo, esses novos vendedores têm características essenciais e comuns, que são grandes motivos do seu trabalho exemplar e fora do padrão. Além do uso da tecnologia para apoiar seus processos, muito da sua qualidade como profissional de vendas deriva da sua personalidade proativa e dedicada.

Como reconhecer um vendedor da era digital

 

Exigência pela organização

Tanto a sua organização física, do seu ambiente de trabalho e objetos que manipula, a mente do novo vendedor funciona com organização calculada e meticulosa. Nada de planilhas perdidas, materiais de prospecção copiados e colados e pedidos de canetas emprestadas.

Tanto pelo fato de que as pessoas não têm mais tempo a perder quanto pela qualidade do serviço apresentado, a organização de um vendedor quanto às tarefas que desempenha, aos materiais de apoio para suas atividades e informações que consegue extrair do cliente são peças-chave do seu trabalho.

Compete pelo desempenho da equipe, não apenas o pessoal

Foi-se o tempo em que o maior objetivo de um vendedor era pular seus companheiros de vendas para atingir suas metas. O novo vendedor, o vendedor da era digital, não almeja apenas o prêmio de maior vendedor da equipe, mas busca sempre caminhos para fazer parte da melhor equipe de vendas da empresa.

Esse novo perfil entende a importância dos indivíduos e seus aspirações e desafios, é menos resistente a mudanças e aberto para novas ferramentas e técnicas que o ajudem a extrair o máximo do seu desempenho.

Ouvidos bem abertos e sempre pronto para ensinar

O vendedor da era digital sabe que não obrigar outros a aceitarem o seu ponto de vista não garante o resultado do processo. Melhor que falar o que não entende, escutar as opiniões dos mais qualificados e se colocar na posição de agregador de informações, sempre pronto a compartilhar, fazem a performance de toda a equipe crescer em conjunto.

Aproximação com ferramentas tecnológicas

Não é apenas porque estão na era digital que esses vendedores gostam de apoiar suas estratégias em tecnologia. Por entender que o mercado de vendas é de mudança constante, estão sempre em busca da melhor maneira de efetuar o trabalho. Como a necessidade de manter informações importantes sempre disponíveis é grande, descobrem o poder da tecnologia para auxiliar seu processo de vendas.

Entre as ferramentas de vendas que utilizam, existem 7 canais principais que gostam que utilizar no ambiente de vendas, e estão sempre compartilhando suas descobertas com outros membros da equipe.

Eles podem não parecer fáceis de encontrar, mas gestores e supervisores bem preparados para identificar novas oportunidades conseguem perceber quando vendedores estão dedicados a “sair da caixinha” e surpreender o mercado com inovação.

Leia outros artigos sobre o benefício da tecnologia na gestão de vendas e confira como levar sua empresa para outro patamar com plataformas digitais de desenvolvimento de times de vendas engajados e motivados no blog da SaleSIM!

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