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Como motivar uma equipe de vendas da geração Y?

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geração Y chegou ao mercado de trabalho provocando transformações profundas e duradouras. No geral, essa geração exige mais flexibilidade, um acompanhamento diferenciado e alguns fatores indispensáveis para a sua motivaçãoengajamento.

Quanto mais engajados estiverem, mais dedicados serão ao processo de vendas e mais persuasivos esses profissionais se tornam. Se você ficou curioso sobre o assunto, descubra como engajar os vendedores da geração Y.

Como motivar uma equipe de vendas da geração y

Reconheça quando eles fazem um bom trabalho

Uma das características mais fortes da geração Y é o fato de que eles valorizam imensamente o feedback. Eles querem saber o que seus gestores acham de seu desempenho de vendas e também querem ser mais reconhecidos.

Por isso, se a sua equipe de vendas é composta por profissionais dessa geração, não abra mão de reconhecer sempre que fizerem um bom trabalho. Além de aumentar a segurança na hora das vendas, isso gera mais motivação e, portanto, uma atuação mais produtiva.

Respeite as distintas personalidades entre os vendedores da geração Y

Os vendedores da geração Y prezam muito por sua identidade e, por isso, é importante respeitar as diferentes personalidades dentro de uma mesma equipe. Haverá o vendedor que é mais carismático e mais comunicativo, assim como também o que é mais metódico e mais didático.

Tentar forçar que os profissionais se encaixem dentro de um mesmo molde só vai fazer com que eles se sintam insatisfeitos e prejudicialmente limitados. Em vez disso, respeite e valorize as diferenças de personalidade, criando uma equipe mais complexa e mais versátil.

Invista em abordagens de vendas mais autênticas

Gerações anteriores se davam muito bem com roteiros de venda muito estritos e pouco naturais. Porém, o mesmo não acontece com a geração Y: seus integrantes querem acreditar no que estão vendendo, especialmente ao considerar que provavelmente a equipe de vendas comercializará com clientes da mesma geração.

Para aumentar o engajamento, portanto, vale a pena investir em abordagens de venda que sejam mais autênticas, naturais e que transmitam a verdade do produto e da empresa.

Por exemplo: vale a pena pesquisar o perfil do cliente, a fim de ajustar a linguagem ao seu modo de comunicação; mas o vendedor não deve se utilizar de frases feitas (ou chavões) para vender mais. Ao contrário, pode-se conversar abertamente com as pessoas atendidas sobre suas demandas e gostos, mostrando o que o estabelecimento tem para solucionar ou ajudar efetivamente as questões que o consumidor traz.

Como buscam criar relações verdadeiras, os profissionais dessa geração ficam mais satisfeitos com uma abordagem do tipo.

Faça um acompanhamento constante dos resultados

A geração Y é dinâmica e está acostumada a mudanças, mas ainda assim é muito importante fazer o acompanhamento de perto dos resultados. É importante contar com soluções que se adaptem à realidade da geração. Utilizar aplicativos para realizar lembretes de tarefas, por exemplo, permite que você use o apego da tecnologia da geração a favor de seu negócio.

Utilizar ferramentas que permitam o acompanhamento de desempenho, inclusive com ideias como a gamificação, também favorece os resultados. Para isso, busque uma empresa capaz de monitorar e motivar equipe de vendas com soluções adequadas.

Para engajar os vendedores da geração Y o feedback é uma das ferramentas mais importantes, assim como o respeito às diferenças de personalidade. Abordagens mais autênticas e monitoramento de qualidade completam o quadro, permitindo que a equipe alcance ótimos resultados.

Se você quer obter todos esses benefícios com a sua equipe, entre em contato com a SaleSIM e conheça nossas soluções de engajamento e motivação.

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