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Como delegar tarefas e manter controle das vendas?

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Geralmente, no começo de um negócio, o empresário é o responsável por todos os tipos de serviços , de pagar contas no banco a negociar com fornecedores e administrar a área de vendas. No entanto, conforme o empreendimento cresce e se desenvolve, o empreendedor se vê sobrecarregado e percebe que é preciso delegar tarefas para os funcionários.

 

Numa proporção um pouco menor, esta situação ocorre também com gestores de vendas que conseguem crescer suas equipes e áreas de atuação. Daí surge a dúvida: como delegar tarefas e manter o controle das vendas? Se você também quer saber como isso funciona, veja nossas 5 dicas abaixo!

Como delegar tarefas para aumentar desempenho

1# Analise as tarefas

Antes de mais nada, é necessário que o gestor tenha em mente, de forma clara e organizada, quais são as tarefas que devem ser realizadas no cotidiano da gestão de vendas. Para ajudar nessa análise, o empresário ou gestor de vendas pode fazer listas e separá-las em tarefas diárias, semanais, mensais ou anuais. Todas as listas devem ser detalhadas, contendo até tarefas simples como: coleta de documentos de clientes e reuniões diárias.

Na maioria das vezes, as tarefas de rotina são as mais fáceis de se delegar, mas também as que consomem mais tempo. No entanto, é bom estar atento para as áreas que funcionários saberão realizar melhor do que você. Por exemplo: identifique quem tem mais habilidade para lidar com informações, entrar em contato com clientes, alimentar o funil de vendas, etc.

2# Escolha quem realizará cada tarefa

Depois de analisar as tarefas, o próximo passo é saber qual funcionário irá desempenhar melhor cada tarefa. O profissional escolhido deve passar por um treinamento, para assim ficar mais familiarizado com as atividades e ter mais autonomia e autoridade para a resolução de possíveis imprevistos nessa nova função exercida.

Além disso, talvez seja necessário contratar novos funcionários para exercer cargos específicos, como aqueles que devem ter experiência com coordenação, por exemplo.

3# Dê importância à supervisão

Mesmo com toda a responsabilidade e autoridade que o funcionário deve ter para exercer uma tarefa, é necessário que ele seja sempre supervisionado, para que assim o empresário ou gestor veja se tudo está caminhando de forma correta. A supervisão é importante porque permite que o gestor faça uma avaliação e pense em formas de orientar o funcionário, fazendo com que ele ajuste os erros cometidos ou até mesmo melhore a execução das atividades.

4# Tenha funcionários de confiança

É fundamental que o empresário ou gestor saiba que delegar não é o mesmo que transferir a tarefa, mas sim treinar alguém e realizar, com muita atenção, essa transferência de autoridade e responsabilidade. Para que o ritmo das vendas continue o mesmo, é muito importante que a companhia tenha funcionários de confiança, alguém que entende o recado e que tem uma boa conduta para exercer liderança.

5# Dialogue com a sua equipe

Vale frisar que exigir a perfeição na execução de uma tarefa e cobrar que o funcionário a realize da mesma forma que o dono do negócio faria pode gerar problemas como desmotivação e decepção — tanto para o empresário quanto para o funcionário. Para que esses problemas sejam evitados, é muito importante que o empreendedor ou gestor busque conversar com os funcionários, para promover medidas que beneficiarão a companhia como um todo.

Delegar tarefas não é uma tarefa fácil, mas quando exercida de forma correta impacta positivamente no desempenho de vendas da empresa, principalmente aumentando o número de vendas. Como as tarefas são delegadas na sua empresa? E o gerenciamento de tarefas, como acontece? Compartilhe suas ideias nos comentários!

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