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Como criar um processo de vendas vencedor em 4 passos

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Ter um processo de vendas bem definido é uma das chaves para conseguir uma equipe motivada  e direcionada a vender mais. É importante que o vendedor conheça como funcionam os detalhes desse processo, para que ele consiga visualizar as etapas e os indicadores de desempenho críticos.

Sem ter a visão das etapas de vendas, tanto os gestores quanto a equipe acabam se perdendo no processo, o que pode gerar dispersão e falta de engajamento. Por isso, separamos 4 passos para que você consiga criar na sua empresa um processo de vendas vencedor!

Passo 1: Desenvolva e detalhe etapas para o processo de vendas que combinem com sua empresa

Cada empresa possui suas particularidades. Portanto, cabe aos gestores de vendas elaborarem as etapas de vendas de acordo com as necessidades do empreendimento e as características da equipe de vendas.

Alguns passos podem ser aplicados na maioria dos negócios, como prospecção de clientes, apresentação do produto, negociação, fechamento da venda e pós-venda. É importante que esse processo não envolva só as etapas, mas a capacitação para que o vendedor saiba quais são as boas práticas e as técnicas de vendas para conseguir vender mais.

A equipe de vendas precisa saber que o foco do processo é entregar a melhor solução para o cliente. Para isso, é preciso entender quais são os seus problemas e objeções, e não “lutar” para fechar a venda com o consumidor.

Passo 2: Formalize o processo de vendas

De nada adianta criar as etapas se elas não forem formalizadas e disseminadas para a equipe de vendas e para os gestores. Só assim ele se tornará tangível e alcançável. As metas de cada vendedor também podem ser apresentadas aqui, bem como as recompensas para quem atingi-la, se houverem (elas funcionam!). Ao comunicar o processo de vendas, tenha certeza de que as pessoas entenderam o que precisa ser feito, quais são os próximos passos e a quem recorrer no caso de dúvidas ou problemas.

Passo 3: Dissemine o processo de vendas

Esse é um dos passos que pode levar algum tempo, mas que pode ser a chave do sucesso da implantação do processo de vendas. Por mais que a equipe saiba quais são todos os passos do processo, se houver maneiras lúdicas e diferenciadas, que permitam a interação do vendedor com as suas etapas e metas, a execução vai fluir melhor e ficar mais interessante para todos.

Criar tabelas, gráficos e, principalmente, um painel de controle, que tem como função deixar mais visível as metas, pode ter uma boa aceitação. Ele também serve para que as pequenas mudanças e conquistas, tanto da equipe como de cada vendedor, possam ser medidas e superadas. Precisa ter indicadores de desempenho práticos, como meta mensal, vendas diárias, itens vendidos por vendedor etc.

Passo 4: Use uma plataforma para acompanhamento do processo de vendas

Aumentar o engajamento da equipe de vendas com o processo é sempre um desafio! Por isso, fazer uso de um software que ajude a acompanhar as etapas e aumentar a motivação dos vendedores pode ser uma solução bastante eficaz para quem quer aumentar vendas e atingir metas.

Lembre-se que existem formas de criar um processo de vendas vencedor, que envolva toda a equipe de venda e os gestores. Motivar os vendedores e manter metas alcançáveis de maneira visível e acessível podem ajudar a implementar ainda mais um processo com sucesso.

Você já implantou ou pretende implantar um processo de vendas na sua empresa? Conte para nós suas dicas e sugestões! Conheça mais em www.salesim.com.br e confira nossos produtos de aceleração da força de vendas que tornam as equipes mais produtivas e deixam o gestor livre para implementar novas formas de vender mais.

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