VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Coaching de vendas: 5 dicas para o sucesso

aumentar-vendas-com-coaching-de-vendas

Melhorar desempenho de vendas e atingir o sucesso exige planejamento e atuação adequada. O estímulo correto à equipe pode fazer toda a diferença nos resultados — e, por isso, o coaching de vendas é uma excelente saída, se você deseja aumentar produtividade da sua equipe de vendas.

Para ser feito da maneira certa, entretanto, algumas orientações precisam ser seguidas. Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos cinco dicas sobre coaching de vendas que levarão você direto para o sucesso! Vamos lá?

Cinco dicas de coaching para o sucesso de vendas

1. Defina metas claras e objetivas

Metas e objetivos são parcialmente responsáveis pela motivação de uma equipe. Sem esse senso de propósito, a atuação de um time é enfraquecida porque não há, na verdade, nada que indique o sucesso ou o fracasso das ações.

Assim, não existe coaching de vendas sem metas e objetivos bem definidos. Avalie a situação da empresa, do mercado e da equipe, conheça os recursos disponíveis e defina quais são as metas e objetivos que atendem a todos esses fatores.

2. Conheça as necessidades específicas

Um dos segredos de coaching é que não existe uma receita pronta, que vai funcionar para todas as equipes. Uma mesma recomendação pode ser secundária para um time e totalmente indispensável para outra equipe.

Por isso, é muito importante conhecer e entender as necessidades específicas. Isso, inclusive, não diz respeito apenas à equipe, mas também às necessidades da empresa e até mesmo do produto em si — já que ciclos de venda distintos possuem necessidades diferentes.

A partir da identificação clara dessas necessidades, é possível estabelecer as melhores atitudes para alcançar os objetivos previamente definidos.

3. Atue com liderança

Coaching de vendas não funciona se não for feito com a devida liderança. É preciso que a equipe se inspire e entenda a importância de atingir as metas estabelecidas. Nesse sentido, atuar com liderança é indispensável para conseguir esse tipo de engajamento e aderência.

Ser um líder presente, que se comunica adequadamente e que está sempre atento às necessidades de modificações de sua estratégia, é uma forma de inspirar colaboradores a oferecer o melhor rendimento possível. Além disso, agir dessa forma cria confiança, o que favorece o sucesso.

4. Crie um ambiente positivo

Outro fator indispensável para garantir o sucesso em vendas é a criação de um ambiente positivo. Por mais que exista a natural pressão a respeito de bater metas e atingir objetivos, é muito importante que o ambiente seja tão positivo quanto possível. Em um ambiente do tipo, a satisfação da equipe aumenta — incrementando também a sua produtividade.

Evitar falhas e ruídos na comunicação, diminuir o impacto de atitudes contraprodutivas e favorecer uma troca de experiências que engrandeça os profissionais são maneiras de aumentar a motivação do colaborador no ambiente de atuação.

5. Monitore os resultados

O coaching de vendas não consiste apenas em dar orientações ou instituir certas práticas, e deixar que tudo se auto-gerencie. Embora autonomia seja indispensável para que os resultados surjam, é muito importante manter um controle sobre o desempenho.

Assim, além de dar atenção ao que a equipe reporta, também é necessário manter um monitoramento de indicadores de desempenho e de fatores que influenciem os resultados. Dependendo da necessidade, é possível fazer modificações de modo a garantir que as oportunidades de vendas sejam devidamente aproveitadas.

Para alcançar o sucesso com o coaching de vendas, tudo começa com uma boa definição de metas e objetivos — e que deve ser seguida por um reconhecimento da situação. Atuar com liderança, criar um ambiente positivo e monitorar os resultados são práticas complementares que ajudam a equipe a se tornar cada vez mais produtiva e eficaz.

E na sua empresa, o que você percebe que é mais efetivo em relação ao coaching de vendas? Quais são suas maiores dificuldades? Deixe seu comentário e entre para a conversa! Se tiver interesse pelo assunto, veja Como aumentar vendas através do Coaching.

Comments