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Como atrair e reter vendedores da geração Y

reter vendedores

O mercado mudou através da tecnologia/internet e, principalmente, pela renovação da força de trabalho com a entrada da geração Y nas equipes de vendas, e reter vendedores dessa geração pode não ser uma tarefa fácil.

Ao contrário do que acontecia anos atrás, os jovens de hoje, os novos profissionais do mercado, estão mais seletivos em relação às oportunidades que desejam abraçar, e isso está resultando num novo desafio de selecionar futuros vendedores comprometidos com resultados.

Pesquisas já apontam que, em comparação com anos atrás, jovens estão se candidatando a menos vagas (estão focando naquelas que realmente interessam ao seu perfil) e estão sendo aprovados em mais seleções. Se antes reter vendedores era complicado, com essa nova geração a tarefa não ficou mais fácil.

Por outro lado, as empresas percebem que só receberam os candidatos que esperam se souberem comunicar ao público – boa parte jovem – do que se trata a identidade da sua empresa.

Isso quer dizer que não são só os candidatos que correm atrás da melhor oportunidade, mas que as organizações, se realmente desejam encontrar os melhores funcionários do mercado, devem vender a marca e agregar valores que são importantes para os jovens. Por isso reter vendedores digitais não é assim tão simples.

Por isso, muitas delas estão apostando em comunicação integrada e a tecnologia para automação de trabalhos e também políticas internas de desenvolvimento acelerado do profissional. Mais do que valor financeiro, jovens procuram ambiente atrativos e de feedback constante e rápido.

E porque esses jovens profissionais escolheriam a área de vendas para construir sua tão sonhada carreira promissora no mercado de trabalho? Segundo especialistas, vendas ainda é uma das áreas mais carentes de bons profissionais em empresas em todos os portes.

Além disso, a área de vendas tem um certo apelo aos jovens, já que, a algum tempo, compactua com seus valores: oferece a possibilidade de impactar o mundo e o mercado, permite o rápido crescimento e oferece na “meritocracia” sua remuneração (quem se empenha mais, busca mais e se especializa mais, tem a chance de receber de acordo com o seu desempenho).

Então, o que diferenciaria um vendedor de sucesso nessa era digital? O vendedor do futuro – que já é hoje! – gosta de ser ouvido, valoriza o feedback e tem sede de crescimento, não só pessoal, mas também da empresa com a qual uniu forças.

Assim,  combinar tecnologia para aumentar o engajamento da força de vendas será um grande diferencial para atrair e reter.

Quer saber o que faz um vendedor da era digital? Confira esse outro artigo no blog da SaleSIM e acompanhe dicas e novidades do mundo de vendas e gestão nas nossas redes sociais.

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