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7 ferramentas que a força de vendas precisa usar

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Nos dias de hoje, não é incomum que a força de vendas se sinta com acúmulo de tarefas e funções. As responsabilidades aumentaram, as metas dobraram e a concorrência cresceu. Mas, para ajudá-lo a desempenhar as suas funções e fechar vendas, existem algumas ferramentas e aplicativos para apoiá-lo nas vendas.

Para que a sua equipe comercial obtenha sucesso é importante que seja fornecido algumas ferramentas de vendas que facilitem o trabalho do time, de modo eficiente para garantir o atingimento das metas. Para isso, nós selecionamos 7 ferramentas de vendas que o seu time precisa ter.

Ferramentas de vendas para a força de vendas

1. Sidekick

O Sidekick foi desenvolvido pela HubSpot, empresa conhecida internacionalmente pelas ferramentas de automação de vendas e marketing. Com este plugin é possível monitorar o recebimento e abertura de e-mails, além de poder configurar lembretes de follow-up.

As atualizações acontecem em tempo real, então é possível saber quando um prospect abriu o seu e-mail, sem que o destinatário precise clicar em qualquer tipo de envio de notificação. A ferramenta também inclui os históricos dos e-mails trocados em um sistema web, onde basta inserir login e senha para acessar.

2. Go To Meeting

As reuniões podem virar conferências. É possível realizar reuniões a distância, também é possível transmitir apresentações em vídeo ou demais recursos multimídia, além de recursos de chat por texto ou áudio. As conferências podem ser gravadas e disponibilizadas para outras pessoas posteriormente.

3. SlideShare

Caso o cliente possua restrições para receber anexos no e-mail corporativo. Você pode publicar a sua apresentação no SlideShare e encaminhar o link do material por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação. Além disso, o site é uma ótima alternativa para compartilhar conteúdos, conhecimentos, realizar networking e captar leads para realizar novas vendas.

4. GoogleDocs

O Google desenvolveu uma versão online da ferramenta de editor de textos, planilhas e formulários. É possível criar, enviar e editar inúmeros formatos de documentos com os clientes e demais colaboradores da força de vendas. A edição pode ser colaborativa, é possível verificar as alterações realizadas por cada usuário, comparar versões e manter todos os históricos online, além de restringir o acesso ao documento.

5. TeamViewer

O TeamViewer é uma ferramenta indispensável para ter instalado em qualquer computador. Com ele é possível acessar remotamente qualquer máquina. Você pode acessar de casa, o computador do trabalho para fazer download de arquivos ou acessar sistemas internos da empresa. Além disso, é possível acessar remotamente o computador de algum cliente para fazer uma demonstração ou suporte de algum programa que a sua empresa possa vender.

6. SaleSIM

O conceito de gameficação tem sido o principal assunto para os gestores comerciais. Incentivar e motivar a força de vendas é o princípio básico para que seja criada uma competição sadia e amigável dentro da equipe comercial. Essa plataforma permite criar um ranking de pontos (leaderboard) baseados nos indicadores, tarefas, e comunicados  individuais e do time, quando integrado com o CRM este processo é automático.

7. ReferenceEdge

Gerenciar as atividades, tarefas e a comunicação podem ser mais simples com esta ferramenta, que possui integração nativa com o SalesForce. É possível monitorar o SalesChatter, workflows, tarefas, funções, hierarquias, perfis e permissões de acesso especificas para cada tipo de vendedor, supervisor ou líder da área comercial, centralizando todos os dados em um lugar.

Você conhece outras ferramentas de vendas que um time campeão precisa ter? Veja também ferramentas de gerenciamento de tarefas.

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