VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

Como aumentar a motivação da força de vendas

motivacao-equipe-de-vendas-aumentar-desempenho

A força de vendas é a linha de frente de sua empresa. Deste modo, encontrar formas de aumentar a motivação é um fator altamente relevante para que seu negócio dê certo.

As empresas costumam cultivar incentivos de vendas bastante focados na remuneração para motivar colaboradores: os gestores fazem reuniões para anunciar novos programas de bônus salariais, há promessas de viagens como prêmios por desempenho, excitam-se disputas para revelar qual vendedor vende mais no período.

E quando as metas não são alcançadas, culpam a estratégia nova de remuneração ou no mercado, apagam tudo e começam do zero. Mas fazendo a mesma coisa! É preciso entender que a motivação não precisa vir somente do dinheiro, mas também deveria ter base no prazer de se trabalhar para a sua empresa, no relacionamento interpessoal com o gerente  e os colegas de trabalho.

Como aumentar a motivação da força de vendas?

#1 Estimule desafios individuais e em equipe constantemente

Quando o gestor provoca seus colaboradores a se empenharem mais em relação a determinada quantidade de vendas, atendimentos, ligações, visitas e etc, eles mesmos passam a se cobrar e correr atrás de resultados. Gere desafios diários, semanais e mensais, as pessoas se sentem mobilizadas a perseguir o êxito a cada dia. Mas não crie tensões, crie metas desafiantes!

#2 Gere visibilidade em tempo real do desempenho

Equipes de vendas são naturalmente competitivas. Para muitos aparecer na frente é mais importante que qualquer coisa. Crie rankings para os principais indicadores de desempenho e tenha ferramentas que mostrem constantemente as mudanças de colocação. Torne o ambiente de vendas uma espécie de campeonato.

#3 Valorize os progressos através de indicadores de resultado e de esforço

Além do reconhecimento grupal, vale a pena acompanhar relatórios de desempenho de cada vendedor. Analise os progressos individuais e ofereça feedbacks específicos. Isso será benéfico para quem ainda não esteja alinhado com as estratégias e padrões do negócio se esforce mais.

#4 Aumente a competitividade sem perder a motivação da força de vendas para colaborar

O gestor de vendas tem que envolver os colaboradores, fazendo-os se sentir responsáveis pelas vendas e receber, por exemplo, incentivos a mais, como brindes e premiações justas, de acordo com seu desempenho. Só que é viável demarcar ganhos em conjunto também, para que o jogo em time não fique ofuscado.

#5 Mergulhe no potencial e competências de cada vendedor

Quando você enxerga adequadamente os pontos fortes e fracos de cada um dos vendedores que trabalham para você, torna-se capaz de pensar em estratégias para desenvolver determinadas aptidões dos indivíduos e alocá-los em funções nas quais poderiam crescer mais. E até atrair benefícios mais rápidos para sua empresa. Considere as características e interesses pessoais de cada um, entenda quais atividades os deixam mais estimulados.

#6 Disponibilize os recursos necessários para que a equipe tenha boa performance

Quando um grupo tem boas condições de trabalho, melhores conhecimentos e ferramentas, é claro que os resultados tendem a ser melhores. Analise, dentro da sua atividade, o que poderia usar para auxiliar seus colaboradores a executar ótimos serviços.

Carecem de folders, cartazes e material de venda? O CRM e ERP ajudam no processo de vendas? Utilizam ferramentas adequadas de treinamento em técnicas de vendas? Providencie tudo e veja os bons resultados chegarem rapidamente!

Vendedores motivados significam vendas fluindo e equipes mais independentes que permitirão que os gestores possam criar novas formas de melhorar os resultados. Por isso, os gerentes de vendas e os donos de negócio estão sempre em busca de maneiras engenhosas para como aumentar a motivação da força de vendas.

Você já utilizou alguma dessas dicas para aumentar a motivação do seu time de vendas? Comente a respeito, ofereça sua opinião sobre o que pode motivar mais uma equipe de vendas.

Conheça mais em www.salesim.com.br e confira nossos produtos de aceleração da força de vendas que tornam as equipes mais produtivas e deixam o gestor livre para implementar novas formas de vender mais.

Comments

6 More Comments