VISITE WWW.SALESIM.COM.BR PARA CONHECER MELHOR A SALESIM - PLATAFORMA DE ACELERAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS!

5 dicas de treinamento de vendas no ambiente de trabalho

treinamento-de-vendas-motivaçao-feedback

Parece que não existem nenhuma dúvida que uma equipe de vendas treinada é importante. Afinal, é através dela que entram as receitas e que os clientes tem as primeiras impressões da empresa.  No entanto, alguns gerentes de vendas enfrentam dificuldades para preparar para seus vendedores no dia-a-dia — e é aí que entra o treinamento de vendas dentro do ambiente de trabalho.

Para ajudá-lo a garantir a eficiência de sua equipe de vendas através de treinamentos internos sem que todo o seu tempo seja consumido com isso, afinal, você não é especialista em treinamento de vendas, separamos algumas dicas de como treinar sua equipe de forma prática e eficiente.

5 dicas de treinamento de vendas no ambiente de trabalho

#1 Explore os conhecimentos e habilidades atuais da força de vendas

Alguns vendedores demonstram conhecimentos superiores a outros (sobre o produto, mercado, a empresa, cliente ou segmento de atuação). O vendedor precisa de dados realistas e práticos para responder perguntas e argumentar com o cliente. Por isso,  escolha os vendedores de maior conhecimento em cada tema e solicite que eles apresente temas relacionados a estes conteúdos. A grande maioria irá se sentir valorizado e motivado.

#2 Promova pesquisas e apresentações pela própria equipe

Manter a equipe atualizado sobre produtos e concorrência é uma tarefa bem desafiadora para os gerentes que tem pouco tempo para fazer pesquisa em tantas fontes. Para contornar essa situação, defina semanalmente produtos e/ou concorrentes que devem ser pesquisados pela equipe. No dia agendado, faça um sorteio dos apresentadores (2 ou 3 apresentadores). Os demais poderão complementar as apresentação enriquecendo toda a equipe. Assim, você mantém todos atentos as novidades.

#3 Invista em treinamento de vendas através de simulações

Conhecer o passo-a-passo do processo e as técnicas de vendas é importante, mas vendedor gosta de ação. Treinamento de vendas através de simulações ajudam a avaliar se atuação do vendedor está correta e são uma oportunidade de oferecer feedback, realizando correções caso seja necessário. Hoje em dia há programas que simulam vendas em realidade virtual e podem ajudar na avaliação do desempenho da equipe de vendas constantemente, diminuindo a necessidade de acompanhamento presencial pelo gerente de vendas.

#4 Promova competições de perguntas e respostas entre a equipe

Como já foi comentado, vendedor de verdade gosta de ação e é competitivo todo o tempo. Por isso,  forme equipes, distribua temas entre eles e peça para fazerem perguntas e respostas (com alternativas). Cada equipe deve ter um tempo para tentar responder as questões da outra equipe. Quem acertar mais questões, ganham alguma premiação. Apenas tenha cuidado para os ânimos não saírem do controle. Afinal, vendedor gosta de ganhar.

#5 Avalie, avalie, avalie

Agora que você aproveitou as dicas de treinamento de vendas no ambiente de trabalho, é preciso avaliar a equipe constantemente, oferecendo feedback positivos ou levantando pontos a melhorar, estimulando a autoavaliação. Reuniões de time são uma boa oportunidade para realizar essa avaliação e abordar o desempenho de toda a equipe e complementadas com reuniões individuais.

Investir na sua equipe de vendas é fundamental para o sucesso do negócio. Treinamento de vendas, produtos, processos, concorrência entre outros explorando a energia e habilidades da própria equipe influencia positivamente a motivação, somados ao esforço pessoal, são fatores importantes para atingir metas .

Você tem outras técnicas para treinar sua equipe de vendas? Deixe nos comentários e cadastre-se em nossa comunidade SaleSIM. Saiba mais em www.salesim.com.br.

Comments