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5 dicas de como melhorar sua gestão de tarefas

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Dentro de um ambiente de vendas, a gestão de tarefas é atividade primordial para o alcance dos resultados de qualquer equipe. Neste sentido, é preciso atentar para a importância de uma delegação correta e coerente, de modo a considerar aspectos como o conhecimento, know-how e limites de atuação dos profissionais envolvidos e, ainda, adotar a meritocracia durante a distribuição das responsabilidades.

Além disso, é essencial contar com uma comunicação eficiente, para atingir o time e engajá-lo aos objetivos da empresa. Se você deseja renovar sua forma de trabalho e garantir a produtividade de toda a equipe, leia este post e confira as 5 dicas que listamos a seguir:

Melhorando a gestão de tarefas

1. Estabeleça os objetivos e delegue as tarefas

Na hora de quantificar as metas de vendas, é fundamental que toda a equipe esteja informada e que haja uma rotina estruturada de trabalho. Neste sentido, é preciso definir processos eficientes para facilitar o dia a dia, eliminar improvisos e desperdícios, e potencializar os recursos disponíveis.

Essas metas devem incluir aspectos como prospecção de novos clientes, faturamento, ticket médio e tempo de atendimento, a fim de evidenciar as prioridades do time. Dessa forma, a delegação feita a profissionais devidamente preparados se torna ainda mais produtiva, e o time tem mais chances de alcançar todos os objetivos preestabelecidos.

2. Incentive a equipe e acompanhe as tarefas

Todo bom gestor dá liberdade e autonomia para seus funcionários realizarem as tarefas de venda. Entretanto, isso não significa que pode abandonar a equipe e simplesmente achar que assim terá sucesso nos negócios.

Para equilibrar a tendência em chefiar e somente indicar tarefas, é importante que o gestor sirva como um apoio para toda a equipe, incentivando para chegar ao atingimento das metas, ao mesmo tempo que controla todos as tarefas.

Quando o gestor acompanha o trabalho de perto, é capaz de visualizar problemas ou desvios em relação as metas definidas e com isso, pode buscar soluções, através de ações promocionais e campanhas pontuais de marketing, por exemplo.

3. Corrija falhas e valorize os treinamentos

Na gestão de tarefas sempre há o momento de lidar com possíveis erros no ambiente de vendas. Por isso, é importante saber identificar as causas. Se for falha de um só elemento, a conversa deve ocorrer de forma individual; do contrário, é preciso tratar do assunto no coletivo e trabalhar para a evolução dos resultados.

Nesses casos, um treinamento pode beneficiar toda a equipe de vendas e além de percebido nos índices de satisfação dos clientes. Neste sentido, é preciso lembrar que o aperfeiçoamento das técnicas de vendas uma necessidade, inclusive, para desenvolver novas habilidades, como a venda consultiva, por exemplo.

4. Garanta que o detalhamento das tarefas esteja claro

Para que a equipe de vendas possa atingir as metas, é preciso que todos os profissionais compreendam claramente o que deve ser feito. E cabe ao gestor a missão de comunicar, orientar, auxiliar, incentivar, esclarecer dúvidas e, em especial, ouvir opiniões e sugestões do time. Assim, é interessante utilizar as reuniões gerenciais para reforçar as prioridades, os cronogramas e os desafios a serem superados.

5. Utilize softwares para melhorar a gestão das tarefas

Sabemos que, no processo inicial de gestão de tarefas, é interessante utilizar formas mais lúdicas de organização, como anotações, quadros com post-it e até mesmo o diálogo com a equipe. Entretanto, para o planejamento de tarefas importantes, é adequado contar com softwares para um gerenciamento mais preciso.

Além de integrarem todos os setores da empresa, os softwares armazenam e processam inúmeros dados para que o gestor de vendas possa ter acesso a todas as informações, relatórios e indicadores, facilitando assim a tomada de decisões estratégicas.

Outro fator determinante é a mobilidade proporcionada por esse tipo de solução. Com funcionalidades específicas, é mais fácil manter o time conectado e informado, em tempo real e em qualquer lugar. Assim, equipes externas podem ser melhor gerenciadas, atingindo um desempenho diferenciado.

Além disso, treinamentos também são oferecidos, como simulações online, de maneira simples e prática, capacitando todos os vendedores. O SaleSIM trabalha otimizando e incentivando a produtividade individual e coletiva, o que possibilita uma gestão mais dinâmica, inteligente e orientada a resultados.

E você, como costuma organizar a gestão de tarefas dentro da empresa? Conte para nós! Veja também 5 dicas para acelerar a força de vendas.

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