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3 motivos para usar jogos sérios no treinamento de vendas

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Empresas de todos os tamanhos estão buscando formas mais interativas e efetivas de aplicar seu treinamento. Empresas como IBM, Deloitte, Cisco e Walmart já incluíram os “jogos sérios” ou “serious games” em seus programas de treinamento com bons resultados reforçados por vários estudos acadêmicos.

Os jogos sérios, educativos ou plataformas de gamificação representam uma nova forma de resolver desafios relacionados à aprendizagem, treinamento e desenvolvimento de equipes. Na maioria dos casos  e, principalmente, para a força de vendas os principais problemas são: a falta de engajamento com os treinamentos, afinal, “se o vendedor parar, ele perde vendas” e a  retenção e aplicação do conteúdo, afinal, “na prática a teoria é outra”. Essas são algumas das frases que escutamos.

Por que usar jogos sérios no treinamento de vendas

#1 Jogos sérios aumentam o engajamento e motivação

Motivação e engajamento são dois dos mais importantes motores da aprendizagem, sendo as motivações intrínsecas as mais importantes, principalmente para vendedores que recebem muito mais “não” que “sim” .

Estudos mostram que jogos de computador são os campeões em estimular este tipo de motivação nos treinandos devido a sua combinação única de motivadores pessoas e interpessoais. Entre os fatores pessoais se destacam controle, objetivo, desafio, fantasia, curiosidade e domínio; enquanto entre os interpessoais ressaltamos cooperação, competição e reconhecimento.

Desde a inclusão de mecânicas de jogos na página da Deloitte Leadership Academy, por exemplo, a empresa percebeu melhoras consideráveis nos níveis de engajamento e na taxa de finalização de módulos de treinamento, além de um aumento de 46% nas visitas à página.

#2 Jogos sérios aumentam a retenção e aplicação do conteúdo

Enquanto a grande maioria dos métodos de treinamento aponta ao domínio cognitivo do cérebro, aproveitando nossa capacidade de pensar, planejar e indagar, os jogos sérios ajudam a unificar o domínio cognitivo e o afetivo. Oferecendo objetivos relevantes, linhas narrativas e feedback apropriado, os jogos evocam fortes emoções nos jogadores que, conectadas aos processos cognitivos, aumentam o potencial de aprendizagem, modificam padrões de comportamento e melhoram a atitude em relação ao treinamento.

A retenção do conhecimento aumenta consideravelmente quando o lado emocional dos treinandos os direciona a dominar o jogo e adquirir novos conhecimentos. Um ótimo exemplo são os resultados obtidos pela Live Ops, uma companhia de outsourcing de call centers. Já na primeira semana de utilização da metodologia gamificada, se observou uma melhora de 23% nos índices obtidos por funcionários que adotaram a mesma, em relação àqueles que não o fizeram. Além disso, foi possível reduzir o tempo médio de treinamento de quatro semanas para 14 horas.

#3 Jogos sérios permitem acompanhar a evolução da aprendizagem do vendedor

Um dos grandes problemas das metodologias atuais de treinamento é a falta de métricas no processo. Os gerentes de vendas têm pouca ou nenhuma percepção do quanto foi aprendido pelos treinandos e em que nível os mesmos se encontram. Na maioria dos casos, sabem apenas quanto do treinamento foi completado.

Plataformas gamificadas não apenas melhoram a visibilidade que os gestores têm do conteúdo aprendido e do desempenho nas etapas do processo de vendas, como os próprios treinandos têm uma melhor percepção do seu avanço (e o dos seus companheiros) e de suas metas, permitindo que eles mesmos planejem o treinamento e identifiquem a necessidade de interferência por parte dos gestores, valorizando o tempo dos mesmos.

Fica fácil observar que os 3 motivos para utilizar jogos sérios são suficiente para resolver problemas comuns de treinamento de vendas e desenvolver uma vantagem estratégica que pode dar aquele empurrão que falta para que a sua força de vendas possa acelerar.

E você já teve alguma experiência com treinamento através de jogos de alguma espécie? Conte-nos mais sobre essa experiência e cadastra-se em nosso blog.salesim.com.br para conhecer mais sobre ferramentas usadas para aumentar a produtividade da equipe de vendas.

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